Com o lançamento do Galaxy Note 10 neste outono, a Samsung está recebendo muitos elogios pelo smartphone inovador de 7 polegadas e tecnologia 5G.
Contudo, nem tudo são flores para a empresa sul-coreana, já que seu smartphone dobrável pode ser um “grande fracasso”.
No dia 7 de maio, a Samsung anunciou que cancelaria as pré-reservas do Galaxy Fold caso não conseguisse resolver os problemas.
O Galaxy Fold é o primeiro smartphone dobrável da marca, que, segundo a empresa, seria inovador. Contudo, devido a uma série de problemas com os modelos de teste enviados para a imprensa americana e influenciadores, incluindo problemas no display apresentados em apenas 1 dia de uso por jornalistas da The Verge e CBN, a Samsung resolveu recolher os modelos.
After one day of use… pic.twitter.com/VjDlJI45C9
— Steve Kovach (@stevekovach) 17 de abril de 2019
A Samsung vem trabalhando na coleta dos aparelhos defeituosos para resolver os problemas e acalmar os ânimos dos usuários e envolvidos.
O site iFixit, uma das maiores comunidades globais de manuais, reparos e análises de eletrônicos, desmontou o Galaxy Fold e revelou várias fragilidades do aparelho, dando uma pontuação de 2, em um total de 10, e classificou o aparelho como “extremamente frágil”. A Samsung pediu a retirada da análise, que foi atendida pela iFixit.
Atualmente, apenas as pessoas que realizaram a pré-reserva de US$2.000 e deixaram claro que desejam receber o aparelho poderão recebê-lo. Nesta semana, a Samsung anunciou que caso não conseguisse entregar o aparelho até o dia 31 de maio, os pedidos serão cancelados automaticamente.
Contudo, o CEO da Samsung DJ Koh disse ao “The Korea Herald” que “as análises dos danos causados por substâncias (que entraram no aparelho) acabou e chegaremos a uma conclusão (sobre o lançamento) em alguns dias”. Essas “substâncias” enfatizadas por Koh são referentes aos aparelhos que apresentaram defeito por partículas que acabaram entrando dentro do display através de um vão na dobra da tela, um dos maiores problemas apresentados pela mídia.
De qualquer forma, esses problemas apresentados pelo smartphone dobrável causaram um dano muito grave ao mercado de smartphones.
O Galaxy Fold, além da tela dobrável, traria muitas inovações para toda a indústria. Contudo, se o aparelho realmente não for lançado, muitas empresas podem adiar a produção de aparelhos dobráveis. Além disso, o interesse do público diminuiu significativamente devido a esses problemas.
O smartphone mais esperado deste ano pode, no fim das contas, ser apenas uma aposta para o futuro.
Fonte: Forbes, The Verge e Techcrunch