Festival da Neve de Tokamachi

Se comparado ao festival de Sapporo, o de Tokamachi tem uma atmosfera menos comercial e mais de bairro. Saiba mais sobre ele.

Imagem do festival em 17 de fevereiro de 2018 (Wikimedia/Rebirth10)

O Festival da Neve de Tokamachi acontece anualmente por três dias em fevereiro na província de Niigata. Em 2020 ele será realizado de 14 a 16 de fevereiro.

Publicidade

Localizada na área montanhosa da província de Niigata, a cidade de Tokamachi registra uma das maiores quantidades de neve no Japão, com acúmulos de 2 metros de altura ou mais.

Esculturas de neve (snowfes.jp)

As dificuldades causadas por essas grandes quantidades de neve são parcialmente a causa para a tendência de despovoamento que essa área rural vem sofrendo. Para neutralizar os aspectos negativos da alta precipitação, o festival de Tokamachi celebra a neve abundante como uma maneira de diversão tanto para residentes como visitantes.

Se comparado ao festival de Sapporo, o de Tokamachi tem uma atmosfera menos comercial e mais de bairro.

Um charme distinto fica no ambiente rural da cidade onde muitas esculturas de neve são criadas. Algumas delas são agrupadas em locais chamados “hiroba”, enquanto outras estão localizadas individualmente, algumas em lugares relativamente isolados.

A variedade de esculturas inclui peças de arte para competição, especialmente criadas para encantar de forma simples os visitantes, assim como criações feitas por crianças de escolas locais.

Os residentes da cidade e donos de lojas também contribuem para o espírito festivo ao fazer bonecos de neve e decorações em volta de suas casas, ao longo de ruas e especialmente em frente a estabelecimentos no centro da cidade. O amazake, um tipo de vinho de arroz doce quente com teor zero ou quase zero de álcool, é comumente oferecido aos visitantes em vários locais do festival.

Outra cena de festival passado (Wikimedia/Nihongo1234)

Há cerca de 20 locais de festival (hiroba) de tamanhos variados, alguns dos quais ficam dentro do centro da cidade enquanto outros um pouco mais afastados. O maior deles é o Community Hiroba, a cerca de 10 minutos a pé da estação de Tokamachi. O local destaca várias esculturas de neve, atividades e atrações relacionadas à neve e uma grande seleção de barracas de comida.

A menos de um quilômetros de distância fica o Welcome Hiroba (somente sábado e domingo), um outro dos maiores locais com várias esculturas de neve, um escorregador de neve e vários shows.

A uma curta caminhada do Welcome Hiroba fica a Escola Primária de Tokamachi, onde nos arredores é realizado o “Snow Carnival” nas noites de sábado em um grande palco feito de neve. O show é um dos destaques do festival, destacando apresentações de artistas populares, exibições de luzes, música, dança e pirotecnia. A entrada é gratuita e o show dura cerca de 1 hora e meia.

O ônibus que leva até os locais do festival (Wikimedia/Rebirth10)

Muitos dos locais dos festivais no centro da cidade são acessíveis a pé. Alternativamente há um ônibus que circula por toda a cidade a cada 30 a 40 minutos no sábado e domingo.

Para chegar aos locais dos festivais que são distantes do centro da cidade, há duas linhas de ônibus adicionais que operam quatro vezes no sábado e uma vez no domingo, fazendo paradas de 15 a 30 minutos em alguns dos locais mais remotos.

Tokamachi Snow Festival 2020 (十日町雪まつり Tokamachi Yuki Matsuri)

  • Dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2020
  • Site para informações: snowfes.jp
Com base no site Japan Guide

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Empresas japonesas se preparam para contração na economia após as Olimpíadas

Publicado em 9 de dezembro de 2019, em Economia

Pesquisa revela que empresas japonesas têm uma perspectiva mais desconsoladora para a economia, com 65% dos entrevistados prevendo contração após as Olimpíadas.

Imagem ilustrativa (PM)

Empresas japonesas estão majoritariamente prevendo que a economia contraia após as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio em 2020 após crescimento na preparação para o evento, motivando pedidos para um novo estímulo fiscal a fim de apoiar a frágil economia, mostrou uma pesquisa da Reuters.

Publicidade

O crescimento do Japão diminuiu no último trimestre enquanto a guerra comercial entre EUA e China e uma desaceleração global prejudicaram a terceira maior economia do mundo, que é liderada por exportação. Muitos participantes do mercado apostam que a economia vai contrair no atual trimestre, visto que o consumo é afetado pelo aumento shohizei, que subiu de 8% para 10% em 1º de outubro.

Analistas consultados pela Reuters em novembro previram que a economia encolheria 2.5% no período de outubro a dezembro, recuperaria 0.6% no primeiro trimestre, então aceleraria para um crescimento anualizado de 1.2% no trimestre julho-setembro, durante o qual Tóquio sedia as Olimpíadas.

A taxa de crescimento deve reduzir pela metade no trimestre final de 2020.

A Pesquisa Corporativa da Reuters descobriu que empresas japonesas têm uma perspectiva mais desconsoladora para a economia, com 65% dos entrevistados prevendo que a economia contraia após as Olimpíadas. Isso poderia sinalizar gastos corporativos e investimentos mais fracos do que os mercados veem.

Cerca de 65% também pediram ao governo que compilasse novo estímulo econômico para sustentar uma economia frágil após as Olimpíadas 2020.

“A economia já está em recessão. Há risco de que o consumo privado caia de forma acentuada após as Olimpíadas”, escreveu um gerente de uma fabricante de equipamento de transporte na pesquisa.

“Um auge econômico desencadeado pelas Olimpíadas pode evitar uma queda temporariamente. Sem algum tipo de estímulo, as coisas podem esfriar em todos os setores”, escreveu um gerente de uma fabricante de cerâmicas.

Os pedidos para medidas de novo estímulo vêm enquanto o governo já está decidido a lançar um pacote de estímulo de cerca de 120 bilhões de dólares para dar suporte à economia e construir infraestrutura para lidar com grandes desastres naturais.

Incluindo o setor privado e outros gastos, o pacote chegaria a cerca de 25 trilhões de ienes (230 bilhões de dólares).

Desde dezembro de 2012, quando o primeiro-ministro Shinzo Abe assumiu o poder, os três “arcos” de sua política mista Abenomics de facilitação monetária, gastos fiscais e reformas estruturais ajudaram a aumentar o tamanho da economia.

Entretanto, o momento positivo desapareceu rapidamente, enquanto anos de massivo estímulo monetário e fiscal falharam em impulsionar inflação para a meta de 2% do Banco do Japão, deixando políticos com pouca munição para combater a próxima recessão.

Questionados sobre a medida mais desejável de estímulo, trabalhos públicos foram a escolha mais popular, escolhida por 30% dos entrevistados, seguida por redução de impostos, isenção fiscal para gastos capitais e investimento capital humano em tecnologia da informação e inteligência artificial, mostrou a pesquisa.

Facilitação monetária adicional foi a menos popular, escolhida por somente 3%, seguida por pagamentos a assalariados de baixa renda.

Um gerente de uma fabricante de equipamento para transporte não viu necessidade de estímulo dizendo que era uma muleta que poderia ter consequências no futuro.

“Uma vez que tenta evitá-la, a economia precisará de uma dose no braço repetidamente”, escreveu ele.

A pesquisa, conduzida de 20 de novembro a 2 de dezembro para a Reuters pela Nikkei Research, considerou 502 companhias não financeiras de médio e grande porte. Cerca da metade dos entrevistados responderam a perguntas sobre a economia, sob condição de anonimidade, para que eles pudessem manifestar suas opiniões com mais liberdade.

Fonte: Japan Today

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!