A beleza perdida no tempo: conheça a vila histórica de Gokayama

Juntamente com Shirakawa-go, Gokayama também foi declarada como local de patrimônio mundial da UNESCO. Informações, detalhes e mapa de acesso disponível.

gokayama-1

As belezas de Gokayama

Juntamente com Shirakawa-go (veja a matéria aqui), Gokayama se alinha ao Vale do Shogawa nas montanhas remotas que se estendem de Gifu à Toyama. Declaradas como locais de patrimônio mundial da UNESCO em 1995, as duas vilas são conhecidas por suas tradicionais casas gassho-zukkuri, algumas das quais têm mais de 250 anos.

Publicidade

Gokayama é uma área dentro da cidade de Nanto, na província de Toyama.

gokayama-8

Atmosfera nostálgica

Gassho-zukkuri significa “construída como mãos em oração”, visto que os íngremes telhados de palha das casas se assemelham às mãos de monges budistas juntas no momento da oração.

gokayama-16

Detalhes das casas chamam atenção

O estilo arquitetônico foi desenvolvido durante muitas gerações e designado a suportar as grandes quantidades de neve que caem na região durante o inverno. Os telhados, feitos sem pregos, oferecem um grande espaço para sótão usado para a criação de bichos-da-seda.

A sobrevivência desse estilo arquitetônico tradicional é atribuído à localização isolada da região nas extensões superiores do Shogawa.

Gokayama é menos desenvolvida e menos movimentada que Shirakawa-go, suas vilas são menores, mais íntimas e com menos intrusão de construções modernas. As vilas mais interessantes de Gokayama são Suganuma e Ainokura.

gokayama-4

Suganuma Village

Suganuma, uma das principais atrações de Gokayama, é formada por duas áreas: a Suganuma Village e a Gokayama Gassho no Sato.

gokayama-1

Gokayama Gassho no Sato

Agradáveis e fáceis de explorar a pé, as duas áreas são conectadas por um túnel, que também estão ligadas a um estacionamento na encosta com vista para a vila através de um elevador.

gokayama-13

Ainokura

Um pouco mais distante no vale, Ainokura é a vila mais remota na região de Gokayama. Muitas de suas gassho-zukkuri permanecem como residências, embora muitas delas terem sido transformadas em restaurantes, museus e minshuku.

Confira mais fotos do local:

Clique na imagem para expandir

Informações:

Gokayama (五箇山):

Suganuma Village(菅沼合掌造り集落)
Localização, veja aqui

Gokayama Gassho no Sato (五箇山合掌の里)
Localização, veja aqui
suganuma
Ainokura (相倉合掌造集落)
Localização, veja aqui

ainokura

  • Evite visitar os locais durante a noite ou logo pela manhã
  • Estacionamento: ¥500
  • Aberto o ano inteiro
  • Centro de Informações Turísticas de Gokayama
    Endereço: 754 Kaminashi, Nanto, Toyama 939-1914
Com base no site Japan Guide e Toyama Japan Gokayama
Imagens: Portal Mie

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais um castelo oferecerá acomodação para turistas

Publicado em 13 de julho de 2019, em Sociedade

Castelo de 700 anos na província de Ehime e um outro em Nagasaki se preparam para receber turistas.

O Castelo de Ozu fica na província de Ehime (Wikimedia/As6673)

O Japão tem uma nova maneira de atrair turistas estrangeiros e agora oferece estadas em seus castelos.

Publicidade

O Castelo de Ozu, na província de Ehime, começará a partir de abril de 2020 permitir que turistas passem a noite em seus recintos, pelo valor de 1 milhão de ienes ($9,250) por casal.

O Ozu está no rol dos 100 melhores da Japan Castle Foundation, e o governo o lista como um importante patrimônio cultural. Originalmente construído em 1331, ele foi reparado e reconstruído ao longo dos séculos, incluindo pelas mãos do reconhecido construtor de castelos e daimyo* Takatora Todo, que morreu em 1630.

O ministério do turismo do Japão incluiu serviços de acomodação em locais de patrimônio histórico em seu mais recente programa de realização de visão turística, tendo inspiração na Europa, onde estadas em castelos já são oferecidas.

O governo municipal de Ozu está fazendo pareceria com a Value Management, uma empresa que tem foco em utilizar recursos históricos.

A tenshu, torre núcleo de quatro andares do castelo, tem cerca de 19 metros de altura, aceitará hóspedes por 30 dias ao ano, quando quartos serão equipados com tapetes e mobília. Banheiros também serão disponibilizados de maneiras para que não atrapalhem a configuração.

O pernoite incluirá um serviço de “experiência de lorde” a qual permitirá aos hóspedes vivenciarem como um daimyo vivia séculos atrás. Refeições preparadas com ingredientes locais serão oferecidas aos hóspedes, além de passeios de barco no fosso do castelo.

O governo municipal de Ozu criou em maio um comitê para discutir como utilizar os locais de patrimônio da cidade. Líderes políticos querem “se preparar para o declínio populacional”, disse um oficial, “e encontrar de forma criativa novas fontes de lucro”.

Planos pedem a permissão para que turistas diários visitem o castelo quando ele não está sendo usado como hotel.

Ozu não é o único castelo que está entrando no negócio de acomodações. O Castelo de Hirado na província de Nagasaki está planejando fazer o mesmo em julho do ano que vem. Ele está fazendo uma parceria com a Japan Airlines e a Hyakusenrenma, um mercado global tipo Arbnb.

Quando representantes do Castelo de Hirado decidiram em 2017 explorar pernoites como oportunidade de negócios, 7.000 casais se candidataram para um teste. Cerca de 60% eram do exterior, principalmente de países ocidentais.

*daimyo é um termo genérico que se refere a um poderoso senhor de terras no Japão pré-moderno, que governava a maior parte do país a partir de suas imensas propriedades de terra hereditárias
Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!