Esgotamento emocional: quando já não damos conta

Cansaço mental pode afetar o cotidiano. Entenda causas e possíveis soluções.

O cansaço mental pode afetar seu cotidiano. Imagem ilustrativa (PM)

Em tempos tão difíceis onde a sombra do coronavírus não nos deixa respirar tranquilamente, fato que já vem há tempos abalando nossas vidas, mudando nossas rotinas, dificultando a concretização dos nossos planos, o que já não era pouco, hoje soma-se a situação de guerra vivida entre a Rússia e a Ucrânia. Na verdade, guerras e combates, resultam em muitas modificações nas vidas das pessoas em todo mundo.

Publicidade

Com o cenário econômico cada vez mais complicado, não diferente dos demais, os brasileiros no Japão também acabam sendo afetados com os resultados desses conflitos e se veem diante da necessidade de novos arranjos, mudanças de planos, adiamentos de projetos, restrições e muitas privações. Mas será que nossos recursos emocionais estão preparados para tudo isso?

O grande excesso de demandas da atualidade tem exigido de quase todos, muito tempo para tudo e pouco tempo para nós mesmos. Quando nos damos conta já estamos emocionalmente esgotados, sem energia e a disposição mais baixa do que se gostaria. Muitas vezes percebemos que não estamos bem, mas não conseguimos dar nome ao que estamos sentindo.

No esgotamento físico sabemos identificar os sintomas e temos nítida a percepção de que o nosso corpo não aguenta mais, assim, entendemos a mensagem de que ele quer descanso. Já no esgotamento emocional, onde a identificação não é fácil, não temos uma estratégia de imediato para o alívio do sintoma, então vamos engolindo emoções uma a uma até chegarmos a um quadro onde o nosso mental grita.

O esgotamento emocional é aquela sensação de exaustão mental, é um cansaço tão grande que nos faz desanimar e pensar em sermos incapazes de lidar com as questões do dia a dia. As preocupações excessivas, o grande nível de estresse, tem resultado em um aumento de ansiedade e depressão.

Para que possamos identificar um possível esgotamento emocional precisamos estar atentos aos sintomas:

  • O sono não é reparador. O cansaço é tão grande e mesmo dormindo o sujeito acorda com a sensação de cansaço, sem ânimo para começar ou terminar suas tarefas.
  • Apresenta diminuição da atenção, memória, raciocínio, resultando em uma baixa do seu rendimento no trabalho e nas atividades do dia a dia.
  • Irritabilidade e impaciência
  • Pode apresentar desconforto no estômago, alteração no intestino, dores de cabeça, ficar emocionalmente mais sensível e apresentar episódios de choro de uma hora para outra.
  • Tendência ao isolamento, evita sair e estar em contato com as pessoas, o desejo é sempre poder dormir.
  • Pensamentos negativos também fazem parte dos sintomas, a sensação de que nada dá certo, que tudo é difícil e a falta de energia para mudar as coisas também é uma constante.

 

O que acontece quando o esgotamento emocional não é devidamente tratado?

  • Queda da imunidade
  • Aumento do risco de infecções e outras doenças.
  • Ganho ou perda de peso.
  • Chances aumentadas de apresentar ansiedade e depressão.

 

Dicas para evitar o esgotamento emocional.

  • Não assuma várias tarefas de uma vez. Não se cobre tanto, não precisamos dar conta de tudo, somos humanos.
  • Reconecte-se com suas emoções, saia do automático.
  • Evite relacionamentos abusivos. É preciso saber dar limites.
  • Busque atividades relaxantes e prazerosas.
  • Cuide da sua autoestima.
  • Viva o momento presente.
  • Trabalhe seu autoconhecimento.
  • Faça psicoterapia.
  • Busque ajuda sempre que perceber que você não está bem.

Não se esqueçam que apesar das exigências da atualidade, somos humanos e temos nossas limitações. É preciso nos conhecermos e identificar os sinais e buscar ajuda psicológica ou médica, sempre que necessário.

Boas Reflexões!
Eliana Nonaka

Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.

 

Takeuchi, S., Guia completo do Cansaço Emocional-2018
https://www.psicanaliseclinica.com/esgotamento-emocional/ acessado em 18/03/2022, 17:05

WhatsApp - Facebook

Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Eliana A. C. I. Nonaka

Eliana A. C. I. Nonaka (CRP 06/170575) – Psicóloga formada pela Faculdade FMU Faculdades Metropolitanas Unidas.
Morou no Japão por 14 anos, hoje é atuante no Brasil, inclusive atendendo brasileiros de diversos países de forma online.

Informações pelo WhatsApp: +55-11-96437-6590 (clique para abrir o Whatsapp)

Facebook Messenger: https://www.facebook.com/eliana.correia.104

Instagram: @seusaudavel_psico

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Kishida chega à Itália para encontro com o papa e o primeiro-ministro

Publicado em 4 de maio de 2022, em Notícias do Mundo

Kishida visitará o Vaticano nesta quarta-feira para se encontrar com o Papa Francisco e terá sua primeira cúpula com Mario Draghi em Roma.

O primeiro-ministro Fumio Kishida desembarcando no Aeroporto Internacional de Fiumicino (ANN)

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, chegou à Itália na manhã de terça-feira (3) após visitas ao Vietnã e Tailândia em um tour internacional.

Publicidade

Kishida deve visitar o Vaticano nesta quarta-feira (4) para se encontrar com o Papa Francisco e terá sua primeira cúpula com o primeiro-ministro italiano Mario Draghi em Roma.

Fumio Kishida deve trocar opiniões com o papa sobre a abolição de armas nucleares durante o que será a primeira visita por um primeiro-ministro japonês ao Vaticano em cerca de 8 anos.

Em sua cúpula com Draghi, Kishida deve confirmar cooperação em relação à situação na Ucrânia.

Fonte: Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!