Chá verde: rico em benefícios para sua saúde

Os benefícios do chá verde para sua saúde geral.

Uma jovem apreciando seu chá (ilustrativa – PM)

A cultura do chá é uma parte importante da história e tradição do Japão. O chá verde é a variedade mais popular de chá consumida no Japão e é conhecido por seus inúmeros benefícios para a saúde.

Publicidade

O chá verde é rico em antioxidantes e ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer. Também pode melhorar a saúde do cérebro e a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Ele também contém compostos anti-inflamatórios que aliviam a inflamação corporal.

Você pode começar por beber uma xícara de chá verde por dia. Certifique-se de escolher um chá verde de boa qualidade, de preferência orgânico, e evite adicionar açúcar ou leite, já que isso pode reduzir os seus benefícios. Você também pode usar o chá verde em receitas, como smoothies, saladas e pratos quentes.

Como preparar o chá verde

Materiais necessários:

Instruções:

Ferva a água filtrada em uma chaleira. Enquanto a água ferve, coloque um sachê de chá verde ou uma colher de chá do pó em uma xícara.

Quando a água atingir a temperatura ideal (entre 75°C e 85°C), despeje-a sobre o chá.

Cubra a xícara com uma tampa ou um pires, e deixe em infusão por cerca de 2 a 3 minutos para obter um chá suave ou até 5 minutos para um chá mais forte.

Remova o sachê e estará pronto! Tanto em sachê quanto em pó podem ser consumidos quente, frio ou gelado.

É importante lembrar que, embora o chá verde seja uma bebida saudável, não é uma cura milagrosa para os problemas de saúde. Para obter os melhores resultados, é importante seguir uma dieta equilibrada, praticar atividade física regularmente e consultar uma nutricionista se tiver dúvidas.

Nutricionista Silvia Tsutsumi (toque para conectar no Facebook) (toque para conectar no Instagram)

Chás verdes populares no Japão

  1. Itoen Ooi Ocha Premium Tea Bag Ujimatcha-iri Ryokucha

O chá verde de infusão best-seller da Amazon. Feita com 2 tipos de chás verdes, um cozido no vapor, que é a base do sabor, cor e aroma, e outro mais refinado, para elevar o aroma, misturados com Uji Matcha, a marca de matcha mais renomada do Japão. Toque para ver o produto ou comprar.

  1. Itoen Kaori Hirogaru Ocha

Um simples chá verde feito com folhas com aroma leve, sabor marcante e cor mais densa. Os sachês de chá vêm dentro de sacos de papel reciclado fáceis de serem transportados para o seu local de trabalho. Toque para ver o produto ou comprar.

  1. Itoen Ooi Ocha Ryokucha

Um chá verde de infusão de alta qualidade que usa folhas feitas especialmente para familiarizar com o sachê. Traz todo o sabor e aroma do chá dentro do sachê, além de a embalagem ser ecológica e estilosa. Toque para ver o produto ou comprar.

  1. Isaemon Instant Ryokucha

Chá verde instantâneo (de “saquinho”) que pode ser servido tanto com água quente e fria, além de trazer todo o sabor do chá verde. Feito com o “blend” do saboroso “kabusecha”, do refrescante “sencha” e o rico e marcante “matcha”. Toque para ver o produto ou comprar.

  1. Itoen Ooi Ocha Match-iri Sarasara Ryokucha

Chá verde instantâneo da marca “Ooi Ocha” da Itoen. Fácil de carregar, é indicado para a ingestão diária de chá, que aumenta a catequina, substância presente nos chás que ajuda no combate de diabetes, infecções virais, inflamações e outros, no sangue. Uma maneira alternativa de tomar o chá é misturá-lo no sorvete de baunilha, dando um toque e sabor especial ao doce. Toque para ver o produto ou comprar.

  1. Itoen One Pot Machairi Ryokucha

Chá instantâneo gostoso, barato e feito para ser feito e transportado dentro da sua garrafa pessoal. Feito com um filtro à base de plantas, os sachês são extremamente ecológicos e não poluem o meio-ambiente. Toque para ver o produto ou comprar.

  1. Tsujiri Sencha

Uma famosa caixa de sencha, tipo de chá verde feita com infusão das folhas inteiras processadas em água quente. A empresa Tsujiri foi fundada em 1860 e desde então vem fornecendo chás de alta qualidade em todo o Japão. Toque para ver o produto ou comprar.

  1. Ooigawa Chaen Cha Kouba no Makanai Ryokucha

Folhas de chás processadas vindo direto de fábrica de Makinohara (Shizuoka), cidade conhecida por ser uma das maiores produtoras de chás do Japão. As folhas são deixadas no vapor por mais tempo, trazendo um sabor mais profundo. Toque para ver o produto ou comprar.

  1. Nomura no Chaen Funmatsu Genmai-iri Ryokucha Stick

Chá com bastante catequina e rico em fibras. Feito com pedaços de arroz integral triturados, é fácil de fazer e traz um sabor diferente, além de melhorar o trânsito intestinal pela presença de fibras alimentares. Toque para ver o produto ou comprar.

  1. Healthya Cha Katekin no Chikara Ryokucha Fuumi


Um chá em pó contendo catequina de chá que “reduz a gordura visceral”. Adequado para aqueles preocupados com a gordura visceral. É recomendado ingerir dois sachês (de 3.0g cada) para ter os benefícios do chá verde. Toque para ver o produto ou comprar.

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada.

WhatsApp - Instagram

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Nutricionista Silvia Tsutsumi


– Pós-graduada em Nutrição do Nascimento a Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo – SP
– Formada em Nutrição há 14 anos, onde concluí com Honra e Mérito, sendo homenageada como 1º lugar no curso pela Reitoria.
Tive a oportunidade de viver uma experiência incrível trabalhando em uma creche no Japão. Essa experiência me permitiu aprender muito sobre alimentação saudável, principalmente para crianças.
Atualmente moro no Brasil, atendendo via teleconsulta brasileiros que moram em diversos países, mas em especial no Japão. Hoje mais de 1000 vidas foram transformadas.

WhatsApp: +55 11 97315-7409 (toque para conectar)

Site: www.nutricionistasilviatsutsumi.com

Instagram: @nutricaovivida

Twitter: @Nutricaovivida

Facebook: Nutrição Vivida

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Queda de cabelo: possíveis causas, soluções e produtos

Publicado em 8 de abril de 2023, em Dicas Especiais, Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Não ignore a queda de cabelo! Descubra o que pode estar por trás desse problema e dicas interessantes para ter cabelos saudáveis e bonitos. E veja os produtos mais vendidos no Japão.

Pessoas sofrendo com queda de cabelos (ilustrativa)

A queda de cabelo é um problema comum que pode afetar homens e mulheres de todas as idades. Existem muitas causas possíveis, incluindo fatores genéticos, desequilíbrios hormonais, estresse, dieta inadequada, uso excessivo de produtos químicos e problemas de saúde.

Publicidade

Uma das principais causas da queda de cabelo é a alopecia androgenética, também conhecida como calvície hereditária. Essa condição é mais comum em homens, mas também afeta as mulheres. A alopecia androgenética ocorre quando os folículos capilares se tornam sensíveis aos hormônios masculinos, o que pode levar à miniaturização e afinamento dos cabelos.

Outra causa comum da queda de cabelo é o estresse. Ele pode desencadear o problema ao interromper o ciclo de crescimento e fazer com que mais cabelos entrem na fase de queda. Além disso, pode causar desequilíbrios hormonais que afetam o crescimento do cabelo.

E para trabalhadores no Japão há um fator que pode ser agravante: uso do boné ou capacete por longas horas de trabalho, podendo acelerar o processo de queda de cabelos ou descamação do couro cabeludo, formando a caspa.

Alimentação e queda de cabelos

Segundo a nutricionista Silvia Tsutsumi, uma alimentação incorreta pode colaborar com a queda de cabelos. Ela explica que o cabelo é composto principalmente de proteínas, portanto, uma dieta pobre sem ovo, leite e derivados, e carnes brancas e vermelhas, pode contribuir para a queda.

Além disso, deficiências das vitaminas e minerais, como ferro, zinco, vitamina B12 e vitamina D, também podem levar à queda. Ela citou exemplos de fontes alimentares de vitaminas e minerais: vegetais verde escuros como espinafre e couve, legumes e tubérculos como beterraba e batata roxa, além dos cogumelos, nozes e castanhas.

E sobre alimentos que devem ser evitados ou consumidos com moderação, Silvia informou que a lista inclui alimentos processados, como embutidos – paio, linguiça, presunto e outros, enlatados, conservas e açúcar refinado, que podem aumentar a inflamação no corpo e contribuir para a queda de cabelo.

Além disso, as dietas muito restritivas, as de baixa caloria, podem não fornecer nutrientes suficientes para o cabelo crescer saudável e forte. Então a dica da nutricionista é evitar ao máximo dietas da moda como por exemplo low-carb e outras.

Silvia diz que a melhor garantia é levar à mesa um prato bem colorido, equilibrado e o mais caseiro possível, contendo salada, proteína das carnes, ovos ou feijões, cereais e tubérculos, como arroz e batatas. Toque para ver outras matérias da nutricionista.

Se está enfrentando queda de cabelo, é importante consultar um dermatologista ou tricologista para determinar a causa e o melhor tratamento para o seu caso específico. Com o cuidado adequado e o tratamento correto, é possível reduzir a queda de cabelo e promover o crescimento saudável do cabelo.

Produtos mais vendidos para queda de cabelos no Japão

1 – NILE, tratamento para cabelos e couro cabeludo – ¥2.536

Com mais de 10 mil reviews na Amazon, o xampu de uso masculino da Nile é feito com produtos naturais e promete tratar o couro cabeludo por causa dos aminoácidos à base de extrato de alho, cenoura e a erva japonesa senburi (swertia japonica), conhecidos por promover a hidratação e tratamento de cabelos, além de conter outras substâncias orgânicas. Toque para ver o produto ou comprar.

2 – MARO17 Perfect Wash Shampoo – ¥1.564

Eleito como o melhor produto na categoria de xampus para tratamento de cabelo dos homens pela revista de reviews Monoqlo 2022, na edição de setembro. Promete aumentar o volume de cabelos, proteger as raízes e promove um aroma de refrescante de menta, além de ser eficaz na limpeza e retira de géis e outros produtos. Toque para ver o produto ou comprar.

3 – Scalp D – ¥3.325

Um spray que impede a queda de cabelo nos homens e promove a regeneração do couro cabeludo. É eficaz também contra caspas e coceiras. Segundo a empresa, o uso constante melhora a saúde tanto do couro cabeludo quanto dos próprios cabelos. Toque para ver o produto ou comprar.

4 – Newmo Medicated Hair Growth Essence – ¥5.576

O produto para regeneração capilar mais vendido do Japão em 2020, para ambos os sexos. Utiliza a substância HGP (Hair Growth Peptide), que vem chamando a atenção do mercado, extraída dos ovos de galinha. Segundo a fabricante, os pintinhos necessitam de apenas 21 dias para eclodirem, e mesmo assim nascem com penas brilhantes e macias, por isso nasceu o HGP. Os cientistas utilizam a substância HGP para fabricação cosméticos a fim de melhorar a qualidade do cabelo humano. Toque para ver o produto ou comprar.

5 – NILE Scalp Treatment – ¥2.142

Formulado como um creme não oleoso para a regeneração dos cabelos danificados dos homens. Promete não só melhorar a condição do cabelo, mas também ajustar a qualidade das raízes com ingredientes hidratantes. Feito à base de extrato de cenoura, centella asiática e glicirrizinato dipotássio (DPG), o produto melhora a qualidade do couro cabeludo como um todo. Deve ser aplicado diretamente no couro cabeludo limpo. Toque para ver o produto ou comprar.

6 – NILE Scalp Hair Tonic – ¥2.356

Tônico capilar para tratamento da calvície masculina. Promove um ciclo mais saudável de regeneração capilar, com uma alta taxa de penetração no couro cabeludo, além de melhorar a circulação sanguínea e a saúde capilar. Deve ser usado depois de lavar o cabelo, secá-lo com secador e aplicar no couro cabeludo. Depois deve fazer uma massagem com os dedos, sem usar as unhas. Toque para ver o produto ou comprar.

7 – Scalp D Oily Shampoo – ¥5.800

Um xampu específico para a limpeza do couro cabeludo dos homens, especialmente para quem tem a pele oleosa. A empresa indica utilizá-lo antes de passar produtos para calvície e queda de cabelo.

Essa limpeza retira impurezas e sujeiras dentro dos poros e permite que os outros produtos penetrem melhor dentro da pele. Além do couro cabeludo, embeleza os fios deixando-os mais firmes e com volume. Toque para ver o produto ou comprar.

8 – Clear Scalp & hair Expert MEN – ¥1.298

É um produto 5 em 1: cuida do couro cabeludo, da queda de cabelo, da caspa, da viscosidade e da coceira. Além da boa lavagem do couro cabeludo e fios, os condiciona a ficarem mais firmes e fortes. É campeão de vendas mundiais para os homens, segundo a Nielsen. Toque para ver o produto ou comprar.

9 – RILKE Molty, produto para mulheres – ¥1.400

Feito à base de extrato de soja, este produto foi o tônico capilar para mulheres mais vendido entre 2019 e 2021. É indicado para elas que sofrem com a queda de cabelo e/ou cabelos frágeis. Promove afinamento e crescimento do cabelo, acaba com a caspa e a coceira; e previne a queda, inclusive no pós-parto.  Toque para ver o produto ou comprar.

10 – Accelerator EX – ¥1.073

Loção para as mulheres que querem acelerar o crescimento saudável da cabeleira. Feito à base de 8 substâncias para crescimento capilar mais zinco, ajuda a combater a coceira e caspa, além de cuidar do couro cabeludo. Indicado para todos os tipos de cabelo. Toque para ver o produto ou comprar.

Extra – FIOLE Qualucia Purple – ¥1.831

Xampu de cor roxa para pessoas que gostam de pintar o cabelo. É recomendado para evitar manchas após a tintura, tirar o excesso da pigmentação amarela dos loiros e castanho claro (o roxo é cor neutralizante), dar brilho e acentuar o tom. Toque para ver o produto ou comprar.

Se achou o conteúdo desta página interessante, compartilhe com seus amigos. Isso ajuda quem precisa.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!