Coceiras e pele irritada podem ser sintomas de que sua saúde não está bem

Saiba como saber identificar a coceira e pele irritada. Dicas que podem melhorar sua saúde.

Imagem ilustrativa (PM)

Coceiras e pele irritada podem ocorrer por motivos diversos mais simples, sem condições de saúde correlacionadas, como devido a picadas de formigas e mosquitos, suor, ou alergias a roupas com tecidos ásperos ou irritantes, como lã, assim como contato com elementos alergênicos, como ácaro e poeira. Há também a possibilidade de manifestação de irritação na pele devido a desidratação da pele, que é resolvido rapidamente com a aplicação de hidratante, associado a boa ingestão de líquidos e restrição de banhos muito demorados e quentes.

Publicidade

Porém há também condições subjacentes para esta ocorrência, que indicam que algo em sua saúde não está bem, e que o seu sistema imune está ativado, ou até mesmo outro órgão pode estar comprometido… Para isso irei te ajudar a compreender um pouco mais dos sinais e sintomas do seu corpo e te levarei a ter um autocuidado melhor, mas também recomendo, que, acima de tudo, a prioridade sempre será a busca por atendimento médico, principalmente com a persistência desses sinais.

Regiões de alerta

Aparecimento de irritação de pele, próximo da boca, pescoço, barriga e ao redor do ânus, coceira, pele áspera e vermelha, como se com queimadura.

– Isso pode ser sintoma de alergia alimentar, onde o alimento ou bebida teve maior contato, porém esse sintoma geralmente vem acompanhado com mais outros, como: dor de cabeça, diarreia, vômito, sonolência, dificuldade na respiração, língua edemaciada. Se caso você consumir algo e nas próximas horas ou dentro de 24 horas após ingestão tiver esta ocorrência, busque imediatamente atendimento médico, e restrição total do alimento, pois pode se manifestar de forma severa, com o fechamento da glote, parada cárdio-respiratória e coma, pois alergia alimentar é tido como um problema agudo e se cria uma janela progressiva de defesa do organismo para este corpo estranho.

Coceira + sintomas

Aparecimento de coceira e irritação da pele em todo o corpo, com olhos e pele amarelados, seguido de cansaço.

– Esse sinal e sintoma pode está relacionado a uma condição que está atingindo a vesícula biliar ou fígado, e nesse caso é necessário exames específicos para fechamento do diagnóstico, seguido de uma alimentação leve, baixo em gordura e açúcares.

Gestantes

Aparecimento de coceira em gestantes, principalmente na região da barriga/umbigo/pernas.

– Pode ser uma condição exclusivo dos hormônios da gestação, nada relacionado à alimentação. E para ser diagnosticado o ginecologista fará uma anamnese, exame físico, histórico de outras gestações, possivelmente uma biópsia de pele para análise clínica e quando fechado diagnóstico medicamentos específicos, como pomada com corticóides, remédios histamínicos seguros e uma alimentação equilibrada, antiinflamatória, rica em vegetais, frutas, legumes.

Casos crônicos

Coceiras com camadas grossas da pele, placas vermelhas, altamente pruriginosas e descamativas.

– É possível se tratar de Psoríase, uma doença autoimune, sem cura, porém estabilizada com acompanhamento dermatológico. Essa doença frequentemente acomete mais as costas, regiões do cotovelo, antebraço, couro cabeludo e umbigo. Será necessário uma alimentação que diminua a inflamação e melhore o sistema imune, com frutas/verduras e legumes presentes diariamente e restrição a ultraprocessados, embutidos, doces refinados e gordurosos.

– Bolhas d`água, seguidos de implosão, prurido, descamação, irritação e coceira: Pode se tratar de intolerância a lactose/glúten, e se diagnosticado sabe-se que tais sinais melhorarão muito com uma dieta restritiva ao açúcar do leite e a proteína do trigo.

– Há outras infinidades condições de saúde que podem levar a coceiras e irritação de pele como a Covid-19, câncer, doenças renais, lúpus, doenças psicológicas, diabetes, AVC, anemia, fungos, candidíase, herpes, etc. O tratamento varia conforme a causa, enfatizando a importância do acompanhamento médico e da colaboração de profissionais de saúde multidisciplinares, incluindo nutricionistas e psicólogos. Portanto, é fundamental reconhecer os sinais do corpo, buscar ajuda especializada e adotar hábitos alimentares e de cuidado adequados para manter a saúde da pele e do organismo como um todo.

Você pode contar comigo para obter suporte e orientação ao lidar com questões relacionadas à sua saúde e bem-estar. Estou aqui para oferecer informações úteis, esclarecer dúvidas e incentivá-lo a buscar assistência profissional quando necessário. Seja para entender melhor os sinais do seu corpo, planejar uma dieta saudável ou simplesmente para obter apoio emocional, estou disponível para ajudar no que for preciso. Juntos, podemos trabalhar para promover um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

Nutricionista Silvia Tsutsumi

WhatsApp - Instagram

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Nutricionista Silvia Tsutsumi


– Pós-graduada em Nutrição do Nascimento a Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo – SP
– Formada em Nutrição há 14 anos, onde concluí com Honra e Mérito, sendo homenageada como 1º lugar no curso pela Reitoria.
Tive a oportunidade de viver uma experiência incrível trabalhando em uma creche no Japão. Essa experiência me permitiu aprender muito sobre alimentação saudável, principalmente para crianças.
Atualmente moro no Brasil, atendendo via teleconsulta brasileiros que moram em diversos países, mas em especial no Japão. Hoje mais de 1000 vidas foram transformadas.

WhatsApp: +55 11 97315-7409 (toque para conectar)

Site: www.nutricionistasilviatsutsumi.com

Instagram: @nutricaovivida

Twitter: @Nutricaovivida

Facebook: Nutrição Vivida

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Hotel em Shizuoka tem onsen ao ar livre com vistas do mar e cerejeiras

Publicado em 16 de março de 2024, em Artigos de Turismo

O hotel é rodeado por cerejeiras até o início de abril.

Imagens do onsen a céu aberto do hotel na Península de Izu em Shizuoka (Kissho Caren)

A Península de Izu (Shizuoka) é uma escapada de fim de semana, amada por suas belas praias e montanha cênicas.

Publicidade

Contudo, com a primavera, você pode querer passar uma noite em um belo resort na área. Enquanto haja muitas opções de acomodações em Izu que oferecem estadas confortáveis, o Hotel Kissho Caren, localizado perto da estação Izu-Hokkawa, oferece uma característica extra – um onsen espetacular de frente para a Baía de Sagami.

O onsen a céu aberto Hekikai é especialmente encantador pelas manhãs quando você pode apreciar o nascer do sol no horizonte. As noites não são menos belas, com o céu cheio de estrelas.

De fato, o hotel está rodeado por várias cerejeiras. Independentemente de onde você estiver no local ainda poderá ver as belas cerejeiras – dos restaurantes, dos quartos e, claro, do onsen ao ar livre.

De março até abril as cerejeiras Somei Yoshino mostrarão toda a sua beleza no local.

Para mais informações, toque aqui.

Fonte: Time Out

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!