Educando crianças com necessidades especiais

Sugestões para famílias que tem a linda e às vezes a árdua missão de educar crianças com necessidades especiais.

Publicidade

A criança com mais de uma deficiência representa um grande desafio para a família. Foi demonstrado que muitas delas podem obter grandes progressos se suas necessidades forem adequadamente satisfeitas.

Cada criança possui necessidades diferentes, e os programas devem ser desenvolvidos baseando-se na crença de que cada uma tem capacidade de crescer e aprender. É muito normal que os pais se sintam angustiados e desorientados; por esse motivo, você pode ter a tendência de proteger muito seu filho.

Não se preocupe em cometer erros; é melhor tentar fazer algo do que nunca arriscar. Se algo que você tentar realizar com seu filho não funcionar, tente fazer de outra maneira.

Evite proteger muito seu filho. Passeie com ele para que possa tocar, escutar, cheirar, provar e “ver”.

Movimente, segure no colo e abrace o seu filho; incentive os outros membros da família ou amigos a fazer o mesmo.

Ajude seu filho a formar uma ideia positiva de si mesmo, permitindo que ele tome decisões e que experimente ter sucesso.

Estimule todos os seus sentidos – tato, paladar, ouvido, olfato e visão – de maneira que eles sejam parte das atividades da vida diária da criança.

Trate de desencorajar maneirismos repetitivos ou sem nenhum sentido, tais como esfregar os olhos ou balançar-se, e incentive-o a desenvolver condutas positivas, tais como pegar um brinquedo, para eliminar a conduta indesejada.

Trate de encontrar movimentos, alimentos ou brinquedos de que seu filho goste. Utilize os que lhe dão prazer para motivá-lo.

Experimentar e desenvolver

Deixe que seu filho experimente diferentes texturas como grama, areia, piso de cimento ou madeira, diferentes sons, do aspirador, musica variada, ruídos em centros comerciais cheios; diferentes temperaturas como o espaguete quente ou gelatina fria, ou diferentes sabores provando requeijão, pizza ou verduras, por exemplo.

Se seu filho não quiser algo, deixe passar algum tempo antes de tentar de novo, até que ele gradualmente vá se acostumando com a mudança. Lembre-se de que, em geral, qualquer mudança é extremamente difícil para uma criança com deficiências múltiplas, mas os benefícios que o fato de ir ajudando-a a tolerar as coisas em geral acarreta permitirão que ela vá aprendendo mais sobre o mundo que a rodeia.

Motive seu filho a desenvolver as habilidades da linguagem, dizendo a ele o que está acontecendo à sua volta, identificando os sons do seu ambiente e nomeando objetos que ele estiver segurando em suas mãos. Mas lembre-se de dar a ele um só objeto por vez, para que a tarefa seja mais fácil.

Você também pode combinar que seu filho brinque regularmente com as crianças de outras famílias, para que ele possa mais facilmente aceitar pessoas que não sejam parentes.

Permita que seus outros filhos possam expressar sentimentos positivos e negativos. Permita que eles se sintam bravos ou ciumentos e que possam reconhecer que é difícil ter um irmão deficiente.

Recompense você mesma pelas horas de trabalho duro; procure ajuda na forma de recursos ou de pessoas que possam substitui-la quando precisar e viva um dia por vez.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Juliana Palma

Juliana Palma é mãe, Pedagoga e Neuroeducadora, Educadora Parental e Especialista em Disciplina Positiva para pais, professores, casais e empresas. Gosta de viajar fazendo palestras, workshops e ministrando treinamentos em Educação e Relacionamentos positivos.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Juliana, toque nos links: Facebook, Instagram, YouTube.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Os países mais poderosos do mundo

Publicado em 7 de março de 2019, em Notícias do Mundo

Mais uma vez os EUA mantiveram o primeiro lugar como país mais poderoso do mundo em 2019 . Veja a lista.

Capitólio dos EUA (sup. à esq.), Pequim, China (inf. à esq.), São Petesburgo, Rússia (sup. à dir.) e Tóquio, Japão (inf. à dir.) – banco de imagens

Os EUA mantiveram o primeiro lugar como país mais poderoso do mundo em 2019 de acordo com um ranking anual, seguidos de perto por alguns de seus aliados mais próximos e adversários tradicionais.

Publicidade

Os rankings do US News & World Report consideram as influências políticas e financeiras de um país, assim como suas alianças internacionais, sua força militar e como ele age como um líder internacional.

Os rankings fazem parte da classificação dos “Melhores Países 2019” do US News & World Report em colaboração com a Universidade da Pensilvânia, que entrevistou mais de 20 mil pessoas sobre suas opiniões em relação a 80 países.

Veja abaixo os países mais poderosos do mundo – do 1º ao 30º lugar – de acordo com os rankings deste ano:

Para ver a lista completa, toque aqui

Posição País PIB (Produto Interno Bruto) em dólares População
1 Estados Unidos 19.4 trilhões 325.7 milhões
2 Rússia 1.6 trilhão 144.5 milhões
3 China 12.2 trilhões 1.4 bilhão
4 Alemanha 3.7 trilhões 82.7 milhões
5 Reino Unido 2.6 trilhões 66 milhões
6 França 2.6 trilhões 67.1 milhões
7 Japão 4.9 trilhões 126.8 milhões
8 Israel 350.9 bilhões 8.7 milhões
9 Arábia Saudita 683.8 bilhões 32.9 milhões
10 Coreia do Sul 1.5 trilhão 51.5 milhões
11 Emirados Árabes Unidos 382.6 bilhões 9.4 milhões
12 Canadá 1.7 tilhão 36.7 milhões
13 Irã 439.5 bilhões 81.2 milhões
14 Suíça 678.9 bilhões 8.5 milhões
15 Austrália 1.3 trilhão 24.6 milhões
16 Turquia 851. bilhões 80.7 milhões
17 Índia 2.6 trilhões 1.3 bilhão
18 Itália 1.9 trilhão 60.6 milhões
19 Iraque 191.7 bilhões 38.3 milhões
20 Singapura 323.9 bilhões 5.6 milhões
21 Suécia 538 bilhões 10.1 milhões
22 Paquistão 305 bilhões 197 milhões
23 Espanha 1.3 trilhão 46.6 milhões
24 Qatar 167.6 bilhões 2.6 milhões
25 Bélgica 492.7 bilhões 11.4 milhões
26 Países Baixos 826.2 bilhões 17.1 milhões
27 Noruega 398.8 bilhões 5.3 milhões
28 Dinamarca 324.9 bilhões 5.8 milhões
29 Egito 235.4 bilhões 97.6 milhões
30 Brasil 2.1 trilhões 209.3 milhões
Fonte: Business Insider, US News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!