Fotógrafos(s) do Portal Mie:
Javier KatsukiFoi realizado neste sábado (14/jun) a Ciranda Literária e Cultural (CLiC) em Nagoya (Aichi), segunda edição deste vento com participação de oito escritores, e um grande público entre brasileiros, japoneses, filipinos e peruanos em um dia repleto de poesia, música, literatura e trocas interculturais.
O evento reafirmou seu papel de conectar gerações e promover a literatura, a arte e a interculturalidade com um emocionante recital de crianças brasileiras, que leram poesias em português e japonês. Em seguida, Elza Nakahagi conduziu uma conversa bilíngue com o público.
Um dos momentos mais marcantes foi a estreia do Slam Freestyle da CLiC, idealizado por Eligiane Fukuda e liderados por Cássia Seiko e Teo Yamazaki, os jovens artistas encantaram o público com performances potentes sobre identidade, juventude e pertencimento, levando o público às lágrimas.
O evento contou também com a presença do Cônsul-Geral Luiz Fernando Abott Galvão, que destacou a importância da iniciativa. Na apresentação dos escritores, houve o lançamento de duas novas obras, e os autores também responderam perguntas do público, promovendo um momento de troca e reflexão.
Todos os participantes, crianças, jovens, escritores e a cantora convidada receberam certificados de honra ao mérito, com o selo do Consulado-Geral do Brasil em Nagoia e o selo oficial dos 130 anos de amizade Brasil-Japão.
Os escritores e a cantora foram homenageados com troféus especialmente criados para o evento, simbolizados por um “C” de Ciranda, celebrando sua contribuição ao intercâmbio cultural.
A cantora Janet Ornido emocionou o público com sua poderosa interpretação lírica, e o encerramento ficou por conta do storyteller internacional James McSill, que surpreendeu ao transformar sua própria voz em um discurso em japonês, promovendo um elo artístico entre línguas e culturas com sensibilidade e humor.
A realização desta edição da CLiC contou com o apoio de dez voluntários japoneses, estudantes do curso de Língua Portuguesa da Universidade de Aichi. Além do apoio institucional do Consulado-Geral do Brasil em Nagoia e do respectivo Conselho de Cidadãos, a CLiC conta ainda com apoio cultural de diversas empresas.
Este projeto itinerante que já passou por Hamamatsu e Nagoia, encerrará seu primeiro ciclo na jurisdição de Tóquio, celebrando os 130 anos de amizade Brasil-Japão com arte, palavra e conexão.