O cantor Felix Sollo

Vindo de uma família de nordestinos onde a sua maior inspiração foi o seu próprio pai ao escutar ele cantarolando músicas sertaneja, esse é Felix Sollo. Aqui ele conta sua trajetória de vida na música e fala também sobre seus ídolos sertanejos. Borá lá conferir?

Publicidade

Portal Mie: Já logo de cara!….quem é o maior cantor da música sertaneja?
Felix Sollo: É uma pergunta difícil, pois sou fãs de muitos, mas irei responder: Chitãozinho e Xororó, essa na minha opinião é a mais completa.

Portal Mie: Como foi o seu início no mundo musical e porque o sertanejo?
Felix Sollo: Eu venho de uma família de nordestinos, e trabalhei com meu Pai em diversos serviços braçais, e sempre que estávamos trabalhando ouvia ele cantarolando músicas sertanejas antigas e também dos gêneros brega, forró. E acho que isso foi o que despertou meu interesse pela música sertaneja no geral.

Portal Mie: Quais são suas influências musicais?
Felix Sollo: Eu sempre gostei de ouvir – Chitãozinho e Xororó, Milionários e José Rico, Leandro e Leonardo, Gian e Giovani, Zezé e Luciano, mas a minha maior influência sem dúvida alguma foi a dupla Bruno e Marrone. Eles moldaram meu modo de cantar, até eu me encontrar como cantor e ter o meu próprio estilo de cantar.

Portal Mie: Cantar e compor, 2 profissões distintas, qual delas na sua opinião coloca mais dinheiro no bolso do artista?
Felix Sollo: Ambas as profissões são muito importantes, mas sem dúvida alguma o cantor leva a maior parte dos lucros. Não porque o compositor seja desmerecido, mas nesse mercado existe a parte que o cantor investe na música, corre atrás de métodos para gravar, divulgar, ele acredita na música, ou seja, no modo geral toda a logística referente a levar a música aos ouvintes acaba sendo o cantor que faz. Mas claro que acho que o compositor ele merecia muito mais do que lhe é repassado no cenário musical.

Portal Mie: No mundo sertanejo na maioria são duplas, mas você optou por carreira solo, porque?
Felix Sollo: Cantei durante 11 anos como dupla (Felix e Felipe), mas nos separamos no ano de 2014. Nunca foi uma escolha cantar sozinho ou mesmo fazer carreira solo. Mas ao termino da dupla eu preferi respirar novos ares e tentar coisas novas…. E vou confessar que não foi fácil, faz muita falta uma segunda voz, um companheiro pra seguir no mesmo caminho que você. Mas no momento já acostumei a cantar sozinho e ter o público como minha segunda voz.

Portal Mie: Na vida nada é eterno e passa gerações, isso também aconteceu com a música sertaneja. Na sua opinião a música sertaneja ainda vai ter mais modificações conforme as novas gerações?
Felix Sollo: Com certeza, novas ideias sempre estão sendo testadas, e isso não foi diferente com a música sertaneja. Acho muito importante e essencial a evolução musical no modo geral.

Portal Mie: As épocas de ouro do rock, da MPB e da axé music tiveram fim. Hoje os estilos musicais que ditam tendência, reúnem a massa e têm mais repercussão são o sertanejo e o funk. Na sua opinião onde foi o ponta pé inicial para esses 2 estilos dominarem as paradas de sucesso?
Felix Sollo: O sertanejo sempre foi visto como um estilo de música caipira, muitos tinham vergonha de dizer que curtiam música sertaneja, porém com a mesclagem de muitos estilos trazidos para dentro do mundo sertanejo, ele deixando de falar apenas do homem do campo e começou a falar a linguagem de todos que escutavam. Acho que Chitãozinho e Xororó foram a dupla que modificaram essa linguagem, foram uns dos pioneiros dessa mudança na música caipira. Eles trouxeram o Country Rock, o romântico e popularizaram o sertanejo. Já o Funk ele sempre meio que falou a língua do povo mais jovem da liberdade de dizer e fazer coisas. Mas pra dizer a verdade eu não tenho muito o que falar do Funk. Para quem gosta é bom no meu caso já não curto muito.

Portal Mie: Dos sertanejos da nova geração, pode ser masculino e feminino, quais você curte?
Felix Sollo: Marília Mendonça, Jorge e Mateus, Marcos e Belutti. Acho que esses estão no topo da minha lista.

Portal Mie: Você gravaria uma música que não fosse do estilo sertanejo? Qual seria o estilo musical?
Felix Sollo: Gravaria com toda certeza… Eu tenho um gosto musical bem misto, eu gravaria Pop Rock, Samba, Brega, Forró, enfim, acho que gravaria qualquer estilo musical, desde que a música fosse boa e não causasse vergonha alheia.

Portal Mie: Sua voz é marcante e alguns momentos chega a lembrar o sertanejo Bruno da dupla Bruno e Marrone de alguma forma ele já te viu cantar?
Felix Sollo: Como eu ditei acima, o Bruno foi uma das minhas maiores inspirações como cantor. Ouvi muito o Bruno cantando, vi muito o modo como se portava em cima do palco e acho que isso me fez aprender muito para me achar como cantor. Eu já ouvi pessoas me dizer que eu não faria sucesso, porque eu imitava o Bruno, mas isso não é verdade, apenas temos timbres vocais muito parecidos, e cantamos na mesma região vocal. Sobre ele já ter me ouvido, eu acho que não, mas espero que algum dia eu possa cantar uma música com ele.

Portal Mie: Esse espaço é seu, fique a vontade para falar o que você quiser.
Felix Sollo: Durante toda minha carreira eu conheci muitas pessoas, algumas ficaram para trás devido a ser esse o ciclo da vida, outras eu carrego até hoje comigo, Deus me presenteou com uma família abençoada, me deu uma companheira, minha esposa “Vanessa”, que me apoia nesse caminho que não é nada fácil e está ali pra me segurar quando eu mais preciso. Todos tiveram e tem grande importância em meu caminho, os momentos bons os momentos ruins, tudo foi como deveria ter sido. Deixo aqui um agradecimento muito especial para minha família, filhos, irmão e amigos. E obrigado a você Clayton Moraes por ouvir e levar um pouco da minha vida e da minha música para todos os leitores do Portal Mie. Muito Obrigado!

Contatos para shows
Face: Felix Sollo
Insta: Felix Sollo
YouTube: Felix Sollo
Whats: + 81 90-8154-6802

Fotos de Felix Sollo

Clique na imagem para expandir

 

Reportagem
Clayton Moraes – Fotógrafo & Colunista
Fotos – cedidas

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!