Diego Silva: direto do Nordeste do Brasil para o Japão

Conheça Diego Silva, a Ponte Musical Entre o Nordeste do Brasil e o Japão!

Diego Silva é o Embaixador da Cultura Nordestina no Japão, um talentoso cantor e compositor cuja jornada começou como radialista em Nagahama (Shiga) e expandiu para a promoção do forró no país asiático. Sua inspiração veio do forrozeiro Del Feliz, que o cativou durante um show em 2019. Diego foi convidado a representar o forró no Japão após o gênero se tornar Patrimônio Nacional no Brasil. Além de divulgar a música nordestina, Diego está prestes a lançar um novo CD com músicas autorais. Nesta entrevista, conheceremos mais sobre sua carreira e a ponte entre culturas.

Publicidade

Portal Mie: Como você se tornou o Embaixador da cultura nordestina no Japão?
Diego Silva: Tudo começou com o meu trabalho na rádio (Nagobras) em 2019. Logo em seguida, fui convidado para participar da entrega do título de Patrimônio Cultural Material do Brasil ao Forró, que aconteceu em João Pessoa, Paraíba. Lá, tive a oportunidade de conhecer vários artistas do Norte e Nordeste do Brasil, o que resultou no convite para ser embaixador da cultura nordestina no Japão.

Portal Mie: Pode nos contar mais sobre a sua jornada como radialista, desde o início em Nagahama até a abertura das rádios em Hamamatsu e Nishio?
Diego Silva: Certamente! Na época da crise de 2008, fiquei desempregado e surgiu a oportunidade de abrir minha própria rádio, a “ShigaFM”. Mais tarde, me mudei para Hamamatsu, mas continuei trabalhando na rádio por um bom período. Posteriormente, mudei-me para Nishio e fiquei um tempo sem trabalhar com a rádio. Em 2019, iniciei uma nova jornada com a rádio “Nagobras” e continuo trabalhando nela até o momento.

Portal Mie: O forrozeiro Del Feliz parece ter sido uma inspiração importante para você no mundo do forró. O que o motivou a entrar nesse estilo musical?
Diego Silva: Sim, Del Feliz é uma pessoa muito importante em minha jornada e me ajudou a iniciar minha carreira como cantor e artista. Sou nordestino, saí do Nordeste, mas o Nordeste nunca saiu de mim; o forró está no meu sangue.

Portal Mie: Em 2019, Del Feliz fez um show no Japão, onde você se envolveu com o forró. Como foi essa experiência e como isso impactou sua carreira?
Diego Silva: Foi uma experiência inesquecível ver um artista nordestino trazendo o forró do Brasil para o Japão. Isso me incentivou muito a subir no palco e agora terei a honra de cantar junto com ele no Brazilian Day em Hamamatsu em 2023.

Portal Mie: Receber um convite para voltar ao Brasil e se tornar Embaixador do Forró no Japão é uma conquista notável. Como isso aconteceu e qual é o papel desse título?
Diego Silva: Foi uma grande surpresa receber o convite do Dr. Alfranque e Dona Joana do Balaio Nordestino para participar do 3º Encontro de Forrozeiros, onde o forró foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Material do Brasil. Me sinto honrado por essa nomeação e meu papel como embaixador é promover e preservar a cultura nordestina no Japão.

Portal Mie: Conte-nos sobre a sua primeira canção de forró. Como surgiu o convite para criar essa música e qual foi a inspiração por trás dela?
Diego Silva: Durante minha viagem ao Brasil, surgiu a oportunidade de me apresentar na televisão, mas enfrentei desafios com direitos autorais. Foi nesse momento que me senti incentivado a criar minha própria música, “O Divulgador”.

Portal Mie: Sabemos que você está compondo músicas atualmente e que está prestes a lançar um novo CD com músicas autorais. Pode nos dar um vislumbre do que esperar desse novo álbum?
Diego Silva: Minha expectativa é que esse novo álbum seja um grande sucesso e que eu possa levar nossa cultura e alegria brasileira para o mundo inteiro por meio da música.

Portal Mie: Além de sua carreira musical, você mencionou que faz parte da academia de Ciências e Artes no Brasil. Como essa associação influencia sua vida e carreira?
Diego Silva: Fazer parte da Academia de Ciências e Artes do Brasil é uma grande conquista para mim, e isso aconteceu graças ao reconhecimento do meu trabalho na divulgação da cultura nordestina. Isso me motiva a continuar promovendo e preservando nossa rica herança cultural.

Portal Mie: Como está a cena de forró no Japão atualmente? Existem muitos entusiastas e praticantes da dança do forró?
Diego Silva: Atualmente, o forró está sendo muito bem recebido tanto pelos brasileiros quanto pelos japoneses. Há apresentações e academias de forró por todo o Japão, o que demonstra um crescente interesse e entusiasmo pela dança e pela cultura nordestina.

Portal Mie: Qual é a mensagem que você gostaria de transmitir através de sua música e de sua posição como embaixador da cultura nordestina no Japão?
Diego Silva: Através das minhas músicas, gostaria de transmitir mensagens de união, amor, alegria e conquista para a população no Japão. Além disso, espero incentivar outras pessoas a criar suas próprias músicas e a se envolver na preservação da rica cultura nordestina.

Agradecimentos:
Agradeço desde já a todos os telespectadores, colaboradores, amigos, familiares e também agradeço a todas as mídias que reconhecem e apoiam o meu trabalho. – Diego Silva.

Contatos com Diego Silva
Facebook: Diego Silva Zabumbeiro
Instagran: @diegosilva_jp

Reportagem
Clayton Moraes – Fotógrafo & Colunista
Fotos – cedidas

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!