Nesta entrevista especial, mergulhamos nas histórias de vida de um casal cujas trajetórias se entrelaçaram através da música, unindo Brasil e Japão em uma harmonia única. Roberto Casanova, reconhecido por sua voz marcante e conquistas notáveis no mundo da música japonesa, encontrou na música não apenas uma carreira, mas também um caminho de superação e conexão cultural. Ao seu lado está Mika da Silva, uma talentosa cantora japonesa, cujo amor pela Bossa Nova a levou do Japão ao Brasil, onde mergulhou nas raízes musicais do país tropical.
Ao longo desta entrevista, Roberto e Mika compartilham suas experiências pessoais, desde os desafios enfrentados ao se estabelecerem em culturas tão diferentes até as conquistas que moldaram suas carreiras. Suas histórias não apenas ilustram o poder transformador da música, mas também destacam a força do amor pela arte como um elo entre nações distantes.
Portal Mie: Roberto, sua história de vida é incrivelmente inspiradora, com muitos desafios superados. Como você descreveria a importância da música e do karaokê em sua jornada pessoal?
Roberto: Primeiramente, quero agradecer a Deus a minha família e a comunidade Nikkey do Brasil por me introduzir nos bailes, festas e nos karaokês! A importância da música para mim foi ter conhecido pessoas boas e também poder unir a minha família em um momento mas que especial! Hoje eu me inspiro muito na música para esquecer dos problemas, solucionar os problemas, a música também me fez mudar a cabeça e querer cantar para animar as pessoas, me curar e curar algumas pessoas.
Me ajudou a enxergar um novo caminho de vida, e o karaokê é o responsável por tudo isso. O karaokê me deu uma abertura para mostrar a minha dança e poder montar coreografias para cantores da música japonesa, e através dessa oportunidade eu comecei a cantar músicas pop japonesa e conhecer algumas cidades do Brasil, hoje eu digo o karaokê e a música foi o meu melhor remédio para as minhas dificuldades! Obrigado karaokê ,obrigado música!
Portal Mie:Mika, você poderia compartilhar conosco como foi sua experiência ao se mudar para o Brasil para estudar bossa nova e como isso influenciou sua carreira musical?
Mika: Antes de tudo não me programei para ir ao Brasil, mas aqui no Japão eu já cantava o jazz e foi quando eu tive uma curiosidade em saber o que é música brasileira e quais são os gêneros, foi aí que pesquisei e ouvi Garota de Ipanema em inglês. Foi quando eu comecei a cantar em inglês e resolvi ir ao Brasil para aprender sobre a música brasileira, mas a minha prioridade era a Bossa Nova, foi quando decidi viajar e minha primeira parada era o Rio de Janeiro a terra da Bossa Nova!
Mas foi muito difícil, por eu não saber a língua portuguesa eu tentava me comunicar em inglês, mas o meu inglês não era lá muito bom! Mas eu queria muito ser uma cantora de bossa, mesmo sendo uma japonesa nata! Aprendi um pouco da Bossa Nova e aprendi a tocar algumas músicas em português. Foi aí que comecei a assistir alguns shows de MPB, Bossa Nova e ganhei muita experiência e comecei a cantar e fazer showzinhos em bares de São Paulo. Depois dessa super experiência, estudei e cantei mais músicas brasileiras, então tudo isso me influenciou para que eu me tornasse uma cantora deBossa Nova no Japão e poder cantar para os japoneses e brasileiros.
Portal Mie: Roberto, ganhar o título de Grand Champion no Nodojiman da NHK é uma conquista impressionante. Como foi a sensação de ser reconhecido no Japão por suas interpretações?
Roberto: Sim foi uma sensação muito boa, uma que foi muito difícil para mim que nem sequer entendia nada em japonês, e não sabia o que estava cantando tipo o significado, mas hoje posso dizer que me sinto muito bem e fico muito feliz quando saio nas ruas e as pessoas me reconhecem e me respeitam. Hoje estou cantando a música japonesa e eles falam que eu canto melhor que o próprio japonês e canto com o coração; isso me deixa muito feliz e sinto que posso representar um pouco o Brasil e deixar nosso país bem visto ao olhos dos japoneses!
Portal Mie: Mika, como é conciliar sua paixão pela música brasileira com a educação de japoneses sobre Bossa Nova através de suas aulas e palestras?Mika: Eu sou apaixonada pela música brasileira, por eu ser uma japonesa preciso sempre estar estudando para estar passando para as minhas alunas e ouvintes que estão vindo aos nossos shows. Sou bem perfeccionista, mas preciso aprender muito para estar dando uma continuidade a minha carreira e os meus projetos que é não deixar a música brasileira parar de tocar no Japão e no mundo. Hoje sou casada com um brasileiro e ele me ajuda muito nessa caminhada. Obs: a língua portuguesa ela já é cantada, o brasileiro fala cantando, e isso é especial!
Portal Mie: Roberto, como foi o processo de adaptação ao viver no Japão e se estabelecer como um artista reconhecido? Quais foram os maiores desafios que você enfrentou nessa transição?
Roberto: Eu aqui no Japão já vim e estava super adaptado a minha dificuldade foi a língua e a cultura deles. Uma dificuldade como músico foi ganhar à confiança dos japoneses por que na época tinha muitos brasileiros aprontando e quando eu falava que era brasileiro sentia aquela desconfiança, mas depois eu retomava a situação. Quando passei a fazer televisão japonesa eu tive muita dificuldade por não falar o idioma e tive algumas perdas, as hoje estamos trabalhando para uma vida melhor aqui no Japão!
Portal Mie: Mika, você poderia nos contar um pouco sobre seus projetos mais recentes na música e como tem sido trabalhar ao lado de Roberto Casanova?Mika: Estamos trabalhando em vários projetos com muitas músicas novas. Temas para empresas, dingos e hoje temos o projeto Shizuoka Rizumu que foi elaborado com muito carinho com letra e música original junto com um super vídeo clipe mostrando um pouco dos pontos turísticos da nossa cidade. Trabalhar com Roberto Casanova esta sendo muito valioso, e é uma comunhão que já tem mais de 17 anos de muita dedicação, brigas discussões mas que no final fica tudo maravilhoso na parte musical. Roberto é muito profissional e um bom pai, um super marido sempre presente e estamos batalhando juntos para novos desafios.
Portal Mie: Roberto, além de sua carreira como cantor, você mencionou que seus irmãos seguiram caminhos diversos. Como foi o apoio mútuo entre vocês durante os momentos difíceis e de sucesso?
Roberto: Tivemos a perda de uma irmã, mãe, e meu pai, mas antes de tudo isso acontecer sempre fomos muito unidos, mas depois dessas perdas nos separamos. Mesmo assim eu várias vezes consegui juntar a família, mas foi muita barra. Quando eu dei aquele bum na minha vida de ter casado com uma japonesa, nascido minhas filhas e ter começado uma carreira, todos os meus irmão me apoiaram. Não só irmãos mas amigos professores, primos, tios, ex patrões, etc… Mas na pior parte da minha vida mesmo quem foi o meu salvador, não descartando Deus porque Ele sempre está em primeiro lugar na minha vida, foi o meu irmão Alexandre Zikk Zira que me doou um rim para eu prosseguir a minha vida pelo mundo.
Portal Mie: Mika, como é a sua relação com a cultura brasileira e como você a incorpora em suas performances e ensinamentos de Bossa Nova?
Mika: Tenho um carinho muito grande pela comunidade brasileira, e por ser esposa de um brasileiro e minhas filhas serem mestiças gostaria de sempre estar presente. Hoje tento o máximo fazer muitas músicas que os brasileiros conhecem e tento aprender o máximo e ensinar o máximo do que aprendo para os japoneses e brasileiros que se interessam.
Portal Mie: Roberto, quais são seus planos futuros na música e além? Existe algum projeto ou meta que você gostaria de alcançar nos próximos anos?Roberto: Sim sempre queremos mais. Hoje no Japão não temos muitos recursos, por isso temos que trabalhar pelos cantos e dar sequência aos projetos. Estamos trabalhando músicas novas e lançaremos uma coletânea das músicas que temos e das novas que vem por aí. Vou trabalhar mais para chegar a uma meta de ser mais reconhecido e ganhar o respeito que merecemos, a meta a gente vai trabalhando até ela chegar. Queremos gravar e fazer sucesso com a nova obra!
Portal Mie: Mika, você poderia compartilhar conosco alguma experiência memorável que teve ao longo de sua carreira musical, seja no Brasil ou no Japão?Mika: Sim, isso aconteceu quando eu fui para o Brasil. Eu mesmo disse, nossa onde eu vim parar tão longe de casa. mas estou aqui no Brasil. E aqui no Japão foi quando eu ganhei 3 Press Award Japão, 2 na categoria dueto e 1 como a cantora radicada por cantar a música brasileira e estar em evidência, e outro quando saímos no NHK com o Roberto e no Fantástico depois ter ido para o Brasil para participar do programa do Luciano Hulk.
Agradecimentos:
Roberto: Muito obrigado Portal Mie e a todos os fotógrafos e comunidade brasileira no Japão. Obrigado Japão, por você existir!
Mika: Muito obrigado a todos! Obrigado Brasil, por você existir!
Contatos com Roberto e Mika
Facebook: Roberto Casanova
Instagram: Roberto Casanova
YouTube: Roberto Casanova
Reportagem
Clayton Moraes – Fotógrafo & Colunista
Fotos – cedidas