Rafaela Ayumi, ascendeu ao estrelato mundial em 2025 ao conquistar os títulos de Campeã Europeia e Pan-Americana. Sua jornada, marcada por determinação e técnica impecável, a transformou em um símbolo de excelência no esporte.
Com um estilo de luta que combina agressividade e precisão, Rafaela não apenas vence competições, mas também inspira uma nova geração de atletas. Seu nome agora ecoa nos corredores da história do esporte, um testemunho de sua paixão e talento inigualáveis.
Portal Mie: Quem é a Rafaela?
Rafaela Ayumi: Rafaela Ayumi Yamada Silva tem 15 anos, nasceu no Japão e reside na cidade de Ota (Gunma), integrando a equipe Infight Japan.
Portal Mie: O que te motivou a treinar?
Rafaela Ayumi: Cresci dentro da academia e tudo foi indo naturalmente, no começo não era o que eu mais gostava de fazer, mas meus pais sempre me incentivaram a continuar, um dos principais benefícios do Jiu jitsu é você ter auto confiança, e foi isso que me motivou a continuar e a começar a competir, meu primeiro campeonato, eu tinha 4 anos e comecei a treinar com 3 anos.
Portal Mie: Como é sua rotina como atleta em um esporte tão competitivo como o jiu jitsu?
Rafaela Ayumi: Sou estudante, ingresso em abril no koukko, treino 5 vezes por semana o jiu jitsu e faço preparação física, pilates, e nos fins de semana normalmente estou participando em campeonatos pelo Japão.
Portal Mie: Como é treinar jiu jitsu com uma família onde todos praticam o mesmo esporte?
Rafaela Ayumi: Sim, somos em cinco pessoas e todos treinam. Treinar em família é bom, porque sempre tem treino, mesmo na pandemia, treinamos em casa, e com a família toda no tatame. Meu pai é o professor e já treina há mais de 25 anos, então estamos sempre juntos.
Portal Mie: Existe alguma barreira ou dificuldade na sua rotina de treino?
Rafaela Ayumi: Acho que devido ao horário escolar ser longo, o tempo de treino acaba sendo curto, aí é preciso me organizar melhor para poder ter um treino produtivo.
Portal Mie: Qual foi o principal motivo a querer ser uma das grandes atletas do Japão?
Rafaela Ayumi: Quero ser destaque no mundo, minha meta é ser um faixa preta profissional e viver do jiu jitsu. Aqui no Japão, graças a Deus já tenho conseguido grandes títulos, e agora quero ser destaque nos campeonatos internacionais.
Portal Mie: Qual a sua principal conquista no jiu jitsu e quais são suas metas?
Rafaela Ayumi: Em janeiro desse ano (2025) fui campeã no Europeu de Jiu Jitsu em Lisboa, e em março fui campeã no Pan Americano em Orlando, que são os principais campeonatos internacionais.
Minha próxima meta será o mundial na Califórnia, queria muito fazer o Grand Slam de Jiu Jitsu, mas precisaria competir no campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu, que será em Barueri (SP) no final do mês de abril, mas os custos são altos, então vou focar em competir o mundial.
Portal Mie: Ser uma campeã não é fácil. Você está preparada para uma vida de treinos e privações em busca do lugar mais alto do pódio?
Rafaela Ayumi: Essa já é a minha rotina, como já disse, cresci no tatame, então minha vida sempre foi academia e campeonatos, minha família toda tem essa rotina, então tenho apoio de todos em casa para conquistar os meus objetivos.
Portal Mie: Qual a sua mensagem para as pessoas que também queiram vencer na vida? Qual a motivação que você pode passar?
Rafaela Ayumi: Tem muitas pessoas que acham que ser atleta e morar no Japão é muito difícil ser campeão nos principais campeonatos internacionais, eu também achava de tanto falarem a minha volta.
Mas meu pai sempre me incentivou e acreditou no meu potencial, planejou meus treinos e campeonatos aqui no Japão, para ter ritmo de competição, para quando eu fosse para os campeonatos internacionais. Eu conseguir subir no lugar mais alto do pódio, e deu tudo certo!
Então a minha mensagem é, se você quer algo, literalmente corra atrás, e acredite naqueles que estão ao seu lado, fácil nunca será, ser campeão tem que treinar muito, mas se manter no pódio, tem que treinar muito mais. – Rafaela Ayumi.
Saiba mais sobre Rafaela Ayumi
Instagram: @rafayumi_bjj
Reportagem
Clayton Moraes – Fotógrafo & Colunista
Fotos – cedidas