Usuários reclamam do problema para fazer e receber chamadas e a KDDI informa sobre o caso.
Logo da au (Wikimedia)
A operadora au, do grupo KDDI, emitiu um comunicado às 9h de sábado (2) sobre a dificuldade em usar o serviço de comunicação, o que afeta grande parte dos usuários.
Segundo a operadora, a dificuldade para fazer e receber ligações telefônicas, além da comunicação de dados, começou por volta da 1h35 de sábado, tanto para os usuários da au quanto da UQ Mobile.
A área afetada é todo o país e não há informação da estimativa de quando o problema será solucionado.
Na página do Down Detector mostra-se que o maior volume das queixas está concentrado em Tóquio, regiões Tokai e Kansai.
A grande maioria (87%) relata problemas com as chamadas telefônicas.
Fontes: au e Down Detector
Os fortes terremotos causaram danos no país e sacudiram os países vizinhos.
Imagem das casas em ruínas, do vídeo do Iran International
Por volta das 8h25 de sábado (2) no horário Tóquio e 3h25 no horário local, ocorreu um forte terremoto no Irã, de magnitude 6,1, com epicentro a 52km de Bandar-e Lengeh, a 10 quilômetros de profundidade. Um minuto antes, no mesmo local, teve um de magnitude 6,2.
À 1h47 teve um de magnitude 5,0, depois outro de 4,3 às 2h07; de 4,2 às 2h43; de 5,7 às 3h24 e um de 4,2 às 3h49, logo depois desse os dois muito fortes.
Segundo informações da imprensa local, Iran International, pelo menos 3 pessoas morreram (até 9h30 no Japão), e as casas na área de Hormozgan estão em ruínas.
A video of Sayeh-Khosh village, the hardest-hit area in Hormozgan, where almost all the houses have been ruined by the earthquakes and three people have been killed. pic.twitter.com/5xhfRa07LG — Iran International English (@IranIntl_En) July 2, 2022
A video of Sayeh-Khosh village, the hardest-hit area in Hormozgan, where almost all the houses have been ruined by the earthquakes and three people have been killed. pic.twitter.com/5xhfRa07LG
— Iran International English (@IranIntl_En) July 2, 2022
De acordo com as informações, os países vizinhos como Barém, Arábia Saudita, Paquistão, Qatar, Afeganistão e Emirados Árabes Unidos tiveram tremores em consequência desses fortes terremotos.
Não há informação sobre tsunami.
Sequência de terremotos
Fontes: Iran International, Khaleej Times e News Digest