Tufão Talim traz chuvas torrenciais para o norte do Japão

O tufão Nº 18, Talim, poderá trazer mais chuva para o norte do Japão durante toda esta segunda-feira (18).

A velocidade de deslocamento do Talim aumentou e se move na direção nordeste a 80km/h (NHK)

O tufão Nº 18, Talim, poderá trazer mais chuva para o norte do Japão durante toda esta segunda-feira (18) após índices recordes de precipitação terem sido registrados em algumas áreas no país.

Publicidade

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (AMJ), o Talim, agora rebaixado para uma severa tempestade tropical, trouxe recordes de chuva para Hokkaido, de 100 mm a 200mm/h, até as primeiras horas dessa segunda-feira.

Desde as 5h de hoje, o Talim estava no Mar do Japão, a cerca de 30km da cidade de Sakata (Yamagata). Sua velocidade de deslocamento aumentou e se move na direção nordeste a 80km/h.

A tempestade tem uma pressão atmosférica de 975 hPa com ventos de até 100km/h em seu centro. A previsão é de que ela avance para mais perto do norte do arquipélago até a noite desta segunda-feira.

Chuvas localizadas poderão afetar as regiões de Hokkaido e Tohoku, acompanhadas de trovoadas.

Na região oeste, a província de Quioto registrou chuvas de cerca de 100mm/h na noite de domingo (17). A AMJ emitiu alertas de deslizamento de terra e inundações para várias províncias no Japão.

A tempestade está afetando os sistemas de transporte. Empresas aéreas cancelaram mais de 800 voos no domingo, principalmente de/para Kyushu e Shikoku.

Outros 230 voos para essa segunda-feira, a maioria de/para Hokkaido e Tohoku, foram suspensos.

Fonte e imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Amplitude do alerta de mísseis J-ALERT causa confusão no Japão

Publicado em 18 de setembro de 2017, em Sociedade

O alerta de míssil emitido no dia 15 foi mais informativo que os anteriores, mas o seu grande alcance causou confusão.

O alerta de míssil emitido no dia 15 foi mais informativo que os anteriores, mas o seu grande alcance causou confusão. (NHK)

O alerta de emergência J-ALERT, que foi emitido pelo governo em 12 províncias após o lançamento de míssil balístico da Coreia do Norte no dia 15 de setembro, foi mais informativo que os alertas anteriores, mas o seu grande alcance causou confusão.

Publicidade

Após o alerta, as operações de trens nas áreas norte e leste do Japão foram temporariamente suspensas e canais de televisão alteraram suas programações para as relacionadas ao lançamento do míssil, afetando as atividades diárias da população.

“Dessa vez, o alerta (sobre o percurso de voo do míssil) indicou especificamente que ele sobrevoaria a região de Hokkaido em direção ao Oceano Pacífico. Ficou claro com essa mensagem que a província de Nagano não seria afetada e, consequentemente, o alerta não causou ansiedade nesta região”, comentou um funcionário do gerenciamento de desastres do governo da província de Nagano.

Contudo, o funcionário também salienta que algumas cidades, vilas e vilarejos na província demonstraram preocupação de que a área do alerta era muito vasta, fazendo com que as pessoas e sentissem desconfortáveis. “Eles deveriam ser mais específicos sobre o percurso de tal míssil”, disse ele.

“Se o alerta J-ALERT continuar sendo emitido em casos quando os mísseis caírem bem longe da ilha principal do Japão, então poderíamos ser confrontados com um caso de cenário de “alarme falso”. O senso de tensão das pessoas diminuirá. O governo municipal gostaria de lidar com tais questões com um alto senso de tensão”, disse um funcionário de gerenciamento de desastre em Yurihonjo, província de Akita, região que planeja conduzir um exercício de evacuação no dia 27 de setembro com base em um suposto lançamento de míssil balístico.

Uma pessoa responsável pelo J-ALERT dentro da secretaria do gabinete defendeu o atual sistema, dizendo que “se passarmos mais tempo delimitando as regiões exatas que deveriam ser alertadas, então, a velocidade da mensagem seria reduzida”.

Após o recente J-ALERT na sexta-feira (15), empresas ferroviárias que operam em áreas que foram alertadas interromperam as operações de trens temporariamente, pecando no lado na precaução.

Por exemplo, às 7h01, a East Japan Railways Co. interrompeu todo o serviço de trens em um total de 11 províncias, incluindo Aomori e Iwate, e suspendeu todas as operações de trens-bala nas linhas Tohoku e Joetsu, embora os serviços terem sido retomados das 7h10 em diante. As operações do Tsukuba Express, que opera entre as províncias de Tóquio e Ibaraki, também foram interrompidas.

A Hokkaido Railway Co. adiou as operações de trens na linha Hokkaido Shinkansen por cerca de 9 minutos. O governo municipal de Sapporo, similarmente, parou o funcionamento de bondes e metrô no mesmo período de tempo.

Fonte: Mainichi
Imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!