A Agência de Meteorologia do Japão – AMJ emitiu um alerta de emergência de chuva intensa para a província de Hiroshima na manhã desta sexta-feira (13), pedindo às pessoas que façam o máximo para se protegerem contra desastres como deslizamentos e inundações.
O alerta é o equivalente ao nível 5 – o mais alto. Chuvas extremamente intensas trazidas por bandas de precipitação linear vêm atingindo áreas localizadas na província de Hiroshima, trazendo níveis de chuva sem precedentes.
De acordo com a AMJ, a chuva pesada também afetará amplas áreas do oeste ao norte do Japão até o sábado (14). A chuva continuará além do dia 15, possivelmente aumentando o total de precipitação.
Uma frente climática abrangendo do Estreito de Tsushima ao leste do Japão deve se manter sobre Honshu ao longo da próxima semana. Devido ao ar quente e úmido fluindo do sul, as condições atmosféricas ficarão extremamente instáveis.
A previsão de precipitação máxima no período de 24 horas até as 6h de sábado é de 300mm no norte de Kyushu, 250mm no sul de Kyushu, Shikoku, Kinki, Tokai e Kanto-Koshin, 200mm em Chugoku e Hokuriku e 120mm em Tohoku.
Fonte: Mainichi