Chuvas torrenciais no Japão: morte e desaparecidos

O Japão ampliou seu alerta mais alto, de nível 5, para cobrir mais de 1,5 milhão de pessoas e mais chuva deve cair nos próximos dias.

Cidade de Unzen, província de Nagasaki (ANN)

Uma mulher morreu e duas pessoas estavam desaparecidas neste sábado (14) após chuvas torrenciais terem causado um deslizamento que arrastou pelo menos 2 casas no oeste do Japão, com rios transbordando enquanto a precipitação continua atingindo a área.

Publicidade

Uma ampla faixa do oeste do Japão, principalmente a região Kyushu, registrou níveis recordes de chuva, com 956mm caindo na área em 3 dias até o meio-dia deste sábado.

O Japão ampliou seu alerta mais alto, de nível 5, para cobrir mais de 1,5 milhão de pessoas, divulgou a rede NHK, enquanto a Agência de Meteorologia do Japão – AMJ alertou que mais chuva deve cair nos próximos dias.

“As pessoas devem tomar medidas para garantir a segurança”, disse um oficial da AMJ em uma coletiva de imprensa.

“Quase não houve movimento da frente chuvosa sobre o Japão, e ela está sendo alimentada por ar quente e úmido que está tornando-a mais ativa”.

Rios transbordaram em várias cidades, incluindo Kurume (Fukuoka).

Deslizamentos atingiram várias partes da província de Nagasaki, com um arrastando pelo menos duas casas e matando Fumiyo Mori, de 59 anos. Seu marido e filha estão desaparecidos e equipes militares e de resgate estão à procura deles, disse a NHK.

Serviços de trem-bala foram suspensos ao longo de grande parte da linha de Tóquio a Kyushu.

As chuvas intensas estão se movendo para a região central do Japão. A AMJ alertou que a frente chuvosa provavelmente continuará sobre o arquipélago por cerca de uma semana.

Fonte: Nippon

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Alerta de emergência máximo de chuva é emitido para Saga, Nagasaki e Fukuoka

Publicado em 14 de agosto de 2021, em Tempo

Um alerta de nível 5, o mais alto possível, está agora em vigor para mais de 1 milhão de pessoas nas 3 províncias no sudoeste e em Hiroshima.

Cidade de Takeo, província de Saga, por volta das 8h deste sábado, 14 de agosto (NHK)

Autoridades do clima emitiram o alerta de emergência máximo de chuva para as províncias de Saga, Nagasaki e Fukuoka no sudoeste do país.

Publicidade

Elas pedem aos residentes nessas áreas que se preparem para potenciais deslizamentos e inundações, e saber como e para onde evacuar.

Oficiais da Agência de Meteorologia do Japão – AMJ estão monitorando uma banda de nuvens de chuva sobre o norte de Kyushu.

Algumas cidades registraram cerca de 40mm de chuva em somente uma hora na manhã deste sábado (14).

Um rio na província de Saga transbordou e as águas invadiram áreas residenciais. Moradores dizem que o nível da água ainda está subindo.

Até 250mm de chuva podem cair sobre Kyushu nas 24 horas até a manhã de domingo (15), segundo a AMJ.

Grande parte do resto do país também pode ser afetada por chuva intensa. A frente climática deve se estender para o leste e permanecer até a próxima semana.

Um alerta de nível 5, o mais alto possível, está agora em vigor para mais de 1 milhão de pessoas nas 3 províncias no sudoeste e em Hiroshima.

Um alerta de nível 4 está em vigor em outras 17 províncias, afetando mais de 4 milhões de pessoas.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!