Os trens no Japão já disponibilizaram vagões somente para mulheres, a princípio para reduzir as chances de “encoxadores” tirarem vantagem das condições lotadas no trem na hora de rush. Recentemente, surgiu até a ideia de vagões somente para homens, embora no caso deles a razão seja obscura.
Agora, no entanto, o S-Train, que conecta Tóquio com a província de Saitama, decidiu testar um conceito anteriormente inexplorado com vagões somente para famílias.
Por dois dias em março, o S-Train das seis horas que parte da estação de Toyosu em Tóquio às 18h terá dois de seus 10 vagões designados apenas para famílias.
O trem fará paradas nas estações de Yurakucho e Idabashi na linha metroviária de Yurakucho antes de transitar diretamente para a linha de trem de Seibu Ikebukuro e parar em Shakuji-koen, Hoya, e finalmente na estação de Tokorozawa, chegando ao seu destino final às 18h57.
Para se qualificar como família, passageiros adultos devem estar acompanhados de pelo menos uma criança na idade do primário ou mais nova, que com o sistema escolar japonês significa um máximo de 12 anos de idade.
Além disso, os vagões somente para famílias estarão disponíveis apenas nos dias 28 e 29 de março, quarta e quinta, respectivamente.
Isso coincide com a expo de educação e entretenimento Family Future Festa, que será realizada no Tokyo International Forum, localizado perto da estação de Yurakucho.
Enquanto a ideia de oferecer viagens ferroviárias com acomodações para pais e seus filhos durante um evento que terá foco na família fazer sentido superficialmente, é de se discutir sobre quantos pais terão tempo, energia ou desejo de pegar seus filhos após a escola à tarde e seguir para Tóquio.
Mesmo assim, se a resposta for suficientemente positiva, poderemos ver o S-Train, cujos todos os assentos devem ser reservados com antecedência, tornar vagões somente para famílias uma parte regular de seus trens durantes os dias da semana, feriados ou período de férias.
Fonte: Sora News 24 Imagem: Wikimedia