Ainda são poucos os restaurantes no Japão que servem pratos feitos com cacto. No entanto, alguns que servem comida mexicana e um que fica dentro do Izu Cactus Zoological Park, em Shizuoka, estão na mídia japonesa.
O tipo de cacto servido nesses restaurantes no Japão é o Nopal, um que possui poucos espinhos, nutritivo e, segundo os que experimentaram, saboroso. “Parece aloe”, disse uma entrevistada da reportagem da ANN.
Em 30 de novembro deste ano os especialistas do FAO, órgão Nações Unidas dedicado à alimentação e à agricultura, declararam que o cacto tem potencial para resolver as crises de fome.
Sim, pode ser considerado alimento do futuro. Rico em nutrientes, os mexicanos já consomem o cacto Nopal desde a antiguidade. É usado para o preparo de steaks, picadinho com carne moída para ser servido na tortilla, em salada e a fruta como sobremesa. Segundo o repórter da ANN, a fruta tem sabor doce, que lembra o leite.
O Nopal tem vitaminas A, C, K e do complexo B, além de minerais como o cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio e ferro. Rico em fibras e aminoácidos, sua suculência pode matar inclusive a sede.
No restaurante Gibon, dentro do parque em Izu, se serve steak, salada, curry e até sorvete. Tudo de nopal. Nos restaurantes mexicanos, ele pode ser apreciado em diversos pratos.
Quando for ao parque de Izu ou no de Miyazaki, a dica é experimentar o alimento do futuro.
Fontes e fotos: ANN e Blog Yahoo/kochoo