Passageiros foram forçados a desembarcar de um voo da China Southern Airlines com destino a Xangai após um carregador de bateria power bank – uma bateria portátil – ter pegado fogo dentro da mala que estava no compartimento superior, no domingo (25).
O Chanel News Asia informou que os passageiros estavam embarcando no voo quando a fumaça começou a se espalhar na cabine e uma mala de mão foi vista em chamas no compartimento acima dos assentos.
Em um vídeo filmado por um passageiro, uma comissária de bordo e outra pessoa são vistas tentando extinguir as chamas com água de garrafa pet. Os departamentos de segurança e de incêndio foram até o local e o fogo foi contido com a assistência deles.
Veja o vídeo:
Power bank fire on board China Southern CZ3539, Feb 25 2018.😱😱 pic.twitter.com/cby6E62qRv
— ChinaAviationReview (@ChinaAvReview) February 25, 2018
O dono da bagagem foi levado pela polícia para ajudar nas investigações. Evidência mostra que o power bank, que contém bateria íon-lítio, não estava sendo usado quando pegou fogo, informou a empresa aérea.
O site de notícias também divulgou que nenhum outro dano foi causado pelo fogo.
Outra aeronave foi trazida ao aeroporto internacional de Guangzhou Baiyun, de onde decolou para o aeroporto internacional de Xangai Honggiao às 2h53 – horário local – três horas após o cronograma original, de acordo com a FlightWare.
Baterias de íon-lítio – usadas em telefones celulares, laptops e carregadores portáteis – podem pegar fogo. As baterias são proibidas na bagagem despachada, mas são permitidas na bagagem de mão com certas limitações.
Fonte: FoxNews Imagem: Twitter