Verão é sinônimo de passeios ao ar livre na praia, piscina e rio, de churrascos, de camping, entre outros. Por outro lado há equipamentos indispensáveis para refrescar os dias de calor. São o ar-condicionado e o ventilador.
De acordo com informações do NITE-Instituto Nacional de Tecnologia e Avaliação há que se tomar cuidado com esses equipamentos antigos ou com a chamada gambiarra.
Especialmente o ar-condicionado, quando recebe uma improvisação na fiação, como um remendo doméstico, pode ser extremamente perigoso.
Em geral, os incêndios causados por causa dele tem aí o motivo do curto-circuito.
Segundo o NITE foram registradas 376 ocorrências de incêndios causados por ventiladores e ar-condicionado nos 5 anos até 2016. Esses geraram 9 mortes.
Ventilador velho
O NITE chama à atenção da população para verificar de forma cuidadosa se esses equipamentos estão em boas condições e se não há nenhuma anormalidade antes de começar a usar. Exemplos são cheiro de queimado ou não se move direito. Nesses casos a recomendação é parar de usar imediatamente.
Em 2016 ocorreu um incêndio em uma residência de Osaka que usava o ventilador por 40 anos. E ele foi o motivo do curto-circuito que queimou toda a casa.
A dica do NITE é retirar o plugue da tomada quando os equipamentos não estiverem sendo usados.
Assista a um vídeo do instituto, para ver o que acontece depois de uma gambiarra.
Fonte e fotos: NITE