Um terremoto de magnitude 6,4 atingiu o leste da Indonésia no domingo (29), deixando 10 mortos e 40 outros feridos, assim como dezenas de prédios danificados, informou o USGS- Serviço Geológico dos EUA e autoridades indonésias.
O USGS disse que o terremoto ocorreu a cerca de 1Km ao sudoeste da ilha turística de Lombok, perto de Bali, às 6h47, horário local, (5h47 horário de Jacarta), a uma profundidade de 7,5Km. A área atingida pelo tremor fica a cerca de 1.320Km ao leste da capital indonésia.
Sutopo, porta-voz da Agência de Mitigação de Desastres, disse que as mortes e os feridos foram confirmados no distrito de Sambelia, de Lombok, salientando que “ainda estamos coletando dados” sobre casualidades humanas.
“Também proibimos temporariamente a escalada ao Monte Rinjani em decorrência de graves deslizamentos no vulcão”, disse o oficial sênior do governo, se referindo ao vulcão ativo de 3.726 metros de altura em Lombok que é popular entre turistas internacionais e locais.
Rahmat Triyono, líder do Centro de Terremoto e Tsunami na Agência de Climatologia e Geofísica da Indonésia, disse que desde as 10h20, horário local, 66 réplicas com magnitudes de até 5,7 haviam sido observadas.
A Indonésia está situada em uma das regiões sísmicas mais ativas no mundo, o Anel de Fogo, uma área onde um grande número de terremotos e erupções vulcânicas ocorrem.
Fonte: Kyodo Imagem: Google Maps