Pelo menos 91 pessoas morreram quando um terremoto de magnitude 6,9 na escala Richter e fortes réplicas atingiram as ilhas turísticas de Bali e Lombok, na Indonésia, no domingo (5), fazendo com que as pessoas saíssem correndo das casas, hotéis e restaurantes.
Arifin Muhammad Hadi, chefe da gestão de desastre da sociedade da Cruz Vermelha Indonésia, confirmou o número de mortos. Centenas de pessoas foram levadas a hospitais locais e milhares de casas foram danificadas, disse ele.
O epicentro do terremoto mortal foi a 31Km de profundidade e atingiu Loloan, no extremo norte de Lombok. Também foi sentido em Bali, no lado oeste.
O terremoto ocorreu no início da noite de domingo e foi o segundo forte tremor em Lombok em apenas uma semana. Um terremoto de magnitude 6,4 sacudiu a ilha em 29 de julho, deixando mais de uma dezena de mortos e centenas de alpinistas isolados nas encostas de um vulcão.
O USGS- Serviço Geológico dos EUA rebaixou ligeiramente o terremoto de domingo após ter anunciado inicialmente a magnitude 7. Fortes réplicas, que variaram de 4,3 a 5,4 de magnitude, seguiram o terremoto principal, disse o USGS.
O Sistema de Alerta de Tsunami da Indonésia havia emitido um alerta de tsunami após o terremoto principal, mas retirou posteriormente, de acordo com a Agência Nacional de Gestão de Desastre.
Em uma declaração emitida pelo Ministério de Turismo da Indonésia, nenhum turista “havia ficado ferido ou foi impactado” pelo terremoto.
Fonte: CNN Imagem: Google Maps