A rede Saizeriya administra cerca de mil lojas em todo o território japonês. A grande maioria era dividida em mesas para fumantes e não fumantes. Entretanto, segundo os responsáveis, a rede pretende proibir o fumo em todas os seus estabelecimentos até setembro de 2019 em princípio.
De acordo com os responsáveis, as novas lojas construídas a partir de fevereiro de 2018 terão apenas mesas para não fumantes e realizará reformas nas antigas para remover as mesas para fumantes.
A mudança baseia-se em um projeto de lei do MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar para intensificar as medidas contra o fumo passivo até as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio em 2020. Outras redes de restaurantes estão estudando a adoção de medidas de proibição do fumo dentro dos estabelecimentos.
O anúncio da proibição do fumo no Saizeriya ocorreu antes da aprovação oficial do projeto de lei. Acredita-se que isso se deva às despesas e tempo necessário para reformar todas as lojas.
O McDonald’s já havia proibido o fumo em todas as mesas e a rede Kentucky anunciou que também seguiria o exemplo. Até março de 2018, todas as lojas da KFC terão apenas assentos para não fumantes. A empresa anunciou que as 820 lojas franqueadas também serão reformadas.
Fonte: NHK News