Bovinos wagyu são famosos no mundo todo pelas carnes nobres, macias e alto marmoreio. O marmoreio é feito das finas gorduras entremeadas na carne que derretem com o calor.
Matsusakagyu é conhecida como a carne do bovino de alto requinte que oferece essas carnes nobres. Na boutique de carnes nobres, duas fatias de 200 g da carne de categoria A, do lombo, chega a custar cerca de 66 mil ienes.
Todo ano é realizada a Expo do Gado de Corte de Matsusaka. Este ano, já na 68a. edição, desfilaram para os jurados 50 cabeças previamente selecionadas para a final que ocorreu no domingo (26).
Segundo os 12 especialistas que compuseram a mesa dos jurados, a que faturou o prêmio especial foi uma fêmea chamada Yuko. Ela pesa 656Kg e tem 3 anos.
O criador dela recebe o prêmio pela segunda vez, depois de 2004. “Ela tem bela pelagem e belo corpo. Foi bem criada. Estou feliz”, disse Okada, o criador de Matsusaka wagyu. Ele explica que o mais importante para criar um bom gado de corte “é enaltecer as qualidades que o gado já possui”.
Para a carne nobre Matsusaka wagyu são necessários alguns requisitos. Ser fêmea, sem nunca ter parido e pelagem preta. Dentre esses gados de corte também são aceitos bois de origem da província de Hyogo, com mais de 900 dias, chamados de Tokusan Matsusakagyu.
Leilão milionário do Matsusakagyu
Logo depois da premiação foi realizado um leilão. Donos de boutiques de carne esperavam por esse evento.
A vaca vencedora do concurso recebeu o valor de 25 milhões de ienes. O público exclamou. O martelo foi batido para um dono de uma boutique de carnes nobres de Tsu (Mie).
Fontes: Sankei e CBC TV Foto: Sankei