A palavra iogurte define bem o que é esse alimento nutritivo. Sua origem é turca – yoğurt – com significado de tornar denso. Isso mesmo! O açúcar do leite, a lactose, se transforma em ácido lático por fermentação bacteriana.
O iogurte traz tantos benefícios à saúde e beleza que deveria ser um alimento indispensável nas mesas das famílias.
Com essa infinidade de ofertas no Japão, veja quais são os benefícios de cada um para poder escolher o melhor para você. Como são cerca de 40 marcas diferentes, serão apresentadas as mais famosas e seus benefícios.
Quanto comer e o melhor horário
Se você é do tipo que come no café da manhã, em jejum, talvez seja melhor mudar esse hábito. O indicado é comer 200 gramas por dia e depois das refeições.
O ideal é se servir dele depois do jantar porque os intestinos trabalham mais ativamente até cerca de 4 horas depois do sono. Portanto, servir-se do iogurte a noite fará muito bem para sua saúde.
Em geral os iogurtes fabricados no Japão são produzidos pelos fermentos lácteos como Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus thermophilus, mais a bactérias Bifidus (ビフィズス菌) em alguns deles. Por isso, é importante verificar o rótulo.
O efeito para fins específicos começam a surgir após 1 a 2 semanas. Se o efeito não surgir, a sugestão é mudar de marca ou adotar um outro com bactérias diferentes.
Para saber se é certificado como alimento funcional pelo governo japonês, confira a marca na embalagem do iogurte ou de qualquer outro produto alimentício, incluindo as bebidas, no Japão.
Iogurte Meiji Bulgaria LB81
É certificado como alimento funcional por causa da combinação das bactérias. Os resultados das pesquisas indicam que ajudam a proteger a pele e também tem ação para quem tem sintomas de intestino preso.
Meiji Probio Yogurt LG21
Também é alimento funcional e ajuda a aumentar a imunidade do estômago reduzindo a temida Helicobacter pylori. Segundo pesquisa, 94% dos médicos que cuidam de pacientes com essa temida bactéria recomendaram o uso do LG21.
Meiji Probio Yogurt R-1
Caracterizado por uma acidez suave, este iogurte é indicado para quem quer melhorar o sistema imunológico e quem pega gripe com frequência. Para facilitar a ingestão para as crianças, a marca oferece sabores de mirtilo e morango.
Meiji Probio Yogurt PA-3
Para quem não abre mão de uma picanha com gordura ou refeições com alto teor de gorduras e calorias a recomendação é comer/beber esta marca, que oferece a versão líquida. O lactobacilo desse iogurte suprime o aumento de purinas, evitando a gota e inflamações nas articulações.
Koiwai Imuse
Tem duas versões, a líquida e a cremosa. Os resultados da pesquisa mostraram que as bactérias do ácido láctico plasmático têm maior habilidade para aumentar a imunidade do que as outras bactérias, além de aliviar a dor na garganta e tosse ao pegar um resfriado.
As experiências com ratos confirmaram o efeito de alívio de sintomas de infecção por rotavírus. Também eficiência no antiaging (antienvelhecimento) e gastroenterite aguda.
Fujicco Mar Cáspio
De sabor suave, com pouca acidez, é feito 100% de leite fresco, o que dá um sabor refrescante e rico do iogurte. É indicado para quem tem aumento do nível de glicemia e também para supressão dos sintomas de alergia, dermatite atópica, para melhoria da beleza da pele e fortalecimento do sistema imunológico.
Glico Yogurt Kenko
Famoso entre as crianças por sua embalagem e sabor doce, preparado com açúcar natural da cana. Ele ajuda a regular a flora intestinal e produz bons micro-organismos para o corpo. Remove substâncias putrefantes nos intestinos e produz agentes antibacterianos.
Ohayo: iogurte com muito leite fresco
Pesquisas mostraram redução dos sintomas de polinose (alergia ao pólen, chamada de kafunsho) e dermatite atópica para quem consumiu o iogurte. É feito de leite fresco com adição de açúcar, sem outros aditivos.
Yakult Soful
É uma linha de iogurtes de sabor suave e acrescido de kanten, gelatina ágar-ágar. Esses iogurtes fazem aumentar o número de bactérias do bem e combater as do mal, com bactérias de ácido láctico desenvolvidas pela Yakult. O da embalagem vermelha tem 4 mg de ferro e 100 mg de cálcio. O LT tem corte de 45% de calorias, comparados ao plain.
Takanashi: GG para a barriga
Atualmente a bactéria LGG é a mais estudada e pesquisa no mundo das bactérias do ácido lático. Os resultados apontam relatórios sobre a prevenção da dermatite atópica em crianças se ingeridos durante a gravidez, redução dos sintomas da febre do feno ou polinose, prevenção da gripe e da influenza.
Chichiyasu, para o café da manhã
Linha de iogurtes de sabor agradável, sem tanta acidez, ideal para consumir pela manhã. Tem probióticos que atingem os intestinos mais fibras alimentares chamadas de prebióticos e bactérias do ácido lático. O duplo efeito de bactérias de ácido lático e fibras dietéticas tornam o ambiente intestinal mais limpo. Além do plain, tem sabores de mirtilo e pêssego.
Iogurte de bebida de soja
Este é um iogurte da Pokka Sapporo, feito de bebida de soja fermentada com 4 tipos de bactérias do ácido lático vivo. Ideal para as mulheres pois ingerem isoflavonas de soja, as quais têm função semelhante às do hormônio feminino. Também, como alimento funcional ajuda na redução da taxa de colesterol.
Morinaga: Lactoferrina
Este iogurte ajuda a aumentar a imunidade e também no aumento de bactérias boas. O iogurte enriquecido com lactoferrina é caracterizado por doçura moderada, recomendado para aqueles que não gostam da acidez e para as crianças.
A lactoferrina não é uma bactéria do ácido lático. É um tipo de proteína contida muito no estágio inicial do leite materno. É considerado um princípio ativo que protege o bebê recém-nascido de doenças infecciosas.
Danone Bio
Este é um iogurte ideal para ser consumido após a refeição, pois ele reduz o desconforto abdominal. Também, recomendado para quem tem o desconforto dos gases intestinais pela ação da Bifidobacterium BE80.
Esse tipo de bactéria ajuda a reduzir o tempo que os alimentos passam pelo intestino.
Koiwai: 100% leite fresco
Ingerindo continuamente este iogurte aumenta a imunidade. Tem também uma ação intestinal por ser produzido 100% do leite fresco e a fermentação é feita por um longo período de tempo. Seu sabor é suave e tem uma sensação de comer uma sobremesa. Certificado como alimento funcional porque regula as atividades intestinais.
Yotsuba: 100% leite fresco
O fabricante usa 100% de leite fresco obtido das vacas de Hokkaido que só comem ração feita de alimentos sem modificação genética. A bactéria Bifidus Bb-12 melhora o ambiente intestinal promovendo ajustes. É certificado como alimento funcional.
Glico BifiX
Certificado como alimento funcional promove melhoria intestinal com bifidobactérias resistentes ao ácido estomacal. Apresenta doçura suave e seu acabamento mais consistente é obtido com o uso da alga ágar-ágar. Ideal para ser consumido como sobremesa, especialmente para quem tem problemas de intestino preso.
Meito iogurte LKM 512
Este iogurte foi formulado com bifidobactérias LKM512. Em agosto de 2011 cientistas publicaram em uma revista científica norte-americana sobre os efeitos da extensão da vida dos mamíferos como o uso dessas bifidobactérias.
O LKM 512 ajuda a aliviar os sintomas da dermatite atópica e melhora a constipação intestinal.
Yukijirushi Nature Megumi
Recomendado para quem faz dieta e para melhorar o ambiente intestinal. O sabor suave do iogurte Nature Megumi facilita a ingestão diária. Ele ajuda na redução da gordura visceral e do colesterol.
Morinaga: linha Bifidus
Esta linha tem iogurtes planos, zero de açúcar, líquidos e com sabores de frutas. Recomendada para quem quer reduzir ou evitar alergias e a febre do feno ou polinose, além da constipação intestinal. As bifidobactérias BB536 melhoram o ambiente intestinal. Têm o efeito de suprimir as bactérias ruins que podem levar ao câncer de cólon. Por isso é conhecida por ajudar na prevenção desse tipo de câncer. Ajuda na prevenção da gripe também.
Iogurte e seus 13 efeitos
Foram apresentados iogurtes de diversos fabricantes e marcas. Os benefícios de cada um foram descritos de forma genérica. Em geral, os iogurtes proporcionam melhorias diversas, como as listadas abaixo.
- Melhora a constipação intestinal
- Melhoria da acne, da rugosidade da pele e promove um efeito bonito da pele
- Prevenção das doenças de estilo de vida
- Fortalece os ossos
- Estabilidade da mente (prevenção da irritação)
- Fonte alimentar para os músculos
- Melhora a imunidade
- Efeito na queima de gordura
- Ajuda a aumentar a imunidade de corpo
- Ajuda a prevenir e combater doenças alérgicas
- Melhora a dermatite atópica
- Ajuda a suprimir o aumento do nível de glicemia
- Promove melhorias no estômago e intestinos
Se esta matéria foi útil, compartilhe com seus amigos.
Fontes: Yase, Diamond, Hapimono e Matome Naver Fotos: divulgação