Com calor e na temporada de praias as pessoas querem sair e se divertir. No entanto, um ser marinho aparentemente inofensivo apareceu na praia de Odawara (Kanagawa).
Segundo informações do representante da prefeitura de Odawara, um homem que caminhava pela praia encontrou as caravelas-portuguesas e relatou o fato, na segunda-feira (2).
Por volta de meio-dia e meia foram encontradas cerca de 60 delas na praia Kozu, no trecho de 1Km entre Moridogawa e leste do local. Os funcionários recolheram as caravelas-portuguesas, de tamanhos variados, entre 2 a 5cm.
As autoridades alertam a população para jamais tocar nelas. São altamente tóxicas e se a pessoa tomar uma picada pelo seus tentáculos a dor é intensa e parecida com um choque elétrico, provocando inflamação no local e perdura por horas.
Segundo informações da prefeitura se a vítima for picada pela segunda vez corre o risco de choque anafilático.
Se por ventura tomar uma picada deve ir imediatamente para o hospital. O nome em japonês da caravela-portuguesa é katsuonoeboshi カツオノエボシ.
Desta vez foram encontradas em Kanagawa, mas não se descarta a hipótese de aparecerem em outras praias. A recomendação é informar as crianças.
Fonte: ANN
Fotos: ANN e Aqua Marine Fukushima