Arcebispo é condenado por encobrir abusos sexuais de menores

O arcebispo na Austrália foi considerado culpado em maio por não relatar à polícia sobre os abusos contra dois coroinhas cometidos por um padre pedófilo nos anos 1970.

Philip Wilson foi condenado a 12 meses de prisão com um período sem condicional de seis meses (BBC/EPA)

É provável que o mais alto representante da Igreja Católica no mundo a ser condenado por encobrir abusos sexuais de menores seja poupado de um tempo na prisão.

Publicidade

O arcebispo de Adelaide, na Austrália, Philip Wilson foi considerado culpado em maio por não relatar à polícia sobre os abusos contra dois coroinhas cometidos por um padre pedófilo nos anos 1970.

O magistrado Robert Stone no tribunal local de Newcastle condenou na terça-feira (3) o arcebispo de 67 anos a 12 meses de prisão com um período sem condicional de seis meses. Ele ordenou que Wilson seja avaliado para prisão domiciliar.

“Toda a comunidade está devastada de várias maneiras por décadas de abuso e seu encobrimento”, disse o juiz sobre o abuso sexual de menores em geral.

Vítimas

Um sobrevivente do abuso, Peter Gogarty, disse que estava “um pouco desapontado” com a sentença, mas o fato que o arcebispo havia sido condenado ainda era significante.

Peter Creigh e outro coroinha disseram a Wilson em 1975 que o padre James Fletcher havia abusado deles várias vezes na região de New South Wales Hunter, mas o clérigo não havia feito nada.

Creigh, que tinha apenas 10 anos quando foi alvo de Fletcher, acreditou que Wilson – então padre assistente – faria alguma coisa.

O segundo coroinha, que não pode ser identificado por questões legais, disse que ele tinha apenas 11 anos quando foi até o confessionário para dizer a Wilson que Fletcher havia abusado dele. Wilson disse que ele estava mentindo porque Fletcher “era um bom homem”.

O crime de Wilson estava relacionado ao período de 2004 a 2006, quando Fletcher havia sido acusado por crimes de abuso sexual de menores e o magistrado considerou que Wilson havia obtido o nível de convicção necessária para relatar o que ele sabia às autoridades.

O arcebispo, que potencialmente está sofrendo os primeiros estágios da doença de Alzheimer, disse em seu julgamento que ele não conseguia lembrar de ser informado sobre o abuso.

Outra vítima de Fletcher, Daniel Feenan, disse que se Wilson tivesse ido à polícia em 1976 o padre pedófilo “nunca teria me tido”.

Fletcher foi considerado culpado em 2004 por nove casos de abuso sexual de menores e morreu na prisão em decorrência de um derrame no ano de 2006.

Fonte: The Telegraph
Imagem: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cuidado com as caravelas-portuguesas na praia em Kanagawa

Publicado em 3 de julho de 2018, em Sociedade

Pior do que as águas-vivas, são altamente tóxicas e podem causar óbito caso a vítima não seja socorrida logo.

Praia de Kanagawa onde foram encontradas dezenas de caravelas-portuguesas. A da foto é do Aqua Marine de Fukushima (ANN)

Com calor e na temporada de praias as pessoas querem sair e se divertir. No entanto, um ser marinho aparentemente inofensivo apareceu na praia de Odawara (Kanagawa).

Publicidade

Segundo informações do representante da prefeitura de Odawara, um homem que caminhava pela praia encontrou as caravelas-portuguesas e relatou o fato, na segunda-feira (2).

Por volta de meio-dia e meia foram encontradas cerca de 60 delas na praia Kozu, no trecho de 1Km entre Moridogawa e leste do local. Os funcionários recolheram as caravelas-portuguesas, de tamanhos variados, entre 2 a 5cm.

Caravela-portuguesa na praia de Kozu, uma das 60 encontradas e recolhidas (ANN)

As autoridades alertam a população para jamais tocar nelas. São altamente tóxicas e se a pessoa tomar uma picada pelo seus tentáculos a dor é intensa e parecida com um choque elétrico, provocando inflamação no local e perdura por horas.

Segundo informações da prefeitura se a vítima for picada pela segunda vez corre o risco de choque anafilático.

Se por ventura tomar uma picada deve ir imediatamente para o hospital. O nome em japonês da caravela-portuguesa é katsuonoeboshi カツオノエボシ.

Desta vez foram encontradas em Kanagawa, mas não se descarta a hipótese de aparecerem em outras praias. A recomendação é informar as crianças.

Fonte: ANN 
Fotos: ANN e Aqua Marine Fukushima

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!