A JTB projeta que o gasto médio por viajante aumentará 4,9% ante o ano anterior, totalizando ¥43 mil (ilustrativa/banco de imagens)
Uma importante agência de viagens japonesa está prevendo que gastos por viajantes domésticos durante o feriado iminente alcançará um recorde.
Publicidade
Ela diz que a principal razão para isso é o custo mais alto com acomodações.
A JTB diz que estimadas 28 milhões de pessoas estão planejando uma viagem doméstica envolvendo pelo menos uma estada em hotel entre 23 de dezembro e 3 de janeiro, o mesmo nível de 1 ano atrás.
A agência de viagens diz que o número não deve aumentar porque os orçamentos das famílias estão apertados e as pessoas estão preocupadas com o futuro.
A JTB projeta que o gasto médio por viajante aumentará 4,9% ante o ano anterior, totalizando ¥43 mil.
Isso é mais alto desde que ela começou a rastrear tais dados em 1996.
A companhia aponta para um aumento de valores em acomodações em meio a um crescimento no número de visitantes estrangeiros e escassez de mão de obra.
Ela também diz que muitos viajantes estão planejando estadas mais longas de férias porque os dias de feriado de Ano Novo precedem imediatamente um fim de semana.
A JTB diz que 520 mil pessoas estão planejando viagens ao exterior, alta de 13% ante o ano anterior. Entretanto, isso ainda é cerca de 60% do número pré-pandemia de 5 anos atrás.
Representantes da JTB dizem que as atitudes das pessoas em relação a hobbies e viagens se tornaram polarizadas, com algumas escolhendo gastar mais e outras apertando seus bolsos.
Eles também dizem que algumas pessoas estão escolhendo tirar férias em períodos menos movimentados para evitar aglomeração.
Fonte: NHK