O cantor de rock e ator japonês Yuya Uchida, que fez a abertura nos concertos dos Beatles em Tóquio no ano de 1966, morreu em decorrência de pneumonia em um hospital da capital, disse seu escritório nesta segunda-feira (18). Ele tinha 79 anos.
Nascido na província de Hyogo ele era considerado uma figura importante na disseminação do rock ‘n’ roll no país tanto como intérprete quanto produtor de festivais de música.
A morte de Uchida ocorre após o falecimento em setembro passado de sua esposa Kirin Kiki, atriz veterana que apareceu em filmes premiados e lutava contra um câncer. O casal vivia separado há mais de 40 anos, mas nunca se divorciou.
Uchida, um fã de Elvis Presley que se apaixonou por rock’n’roll quando era adolescente, aperfeiçoou suas habilidades ao se apresentar no Nichigeki Western Carnival, um festival de rock pioneiro no Japão realizado a partir do fim dos anos 1950, e em outros palcos, antes de ser selecionado como atração de abertura para o histórico concerto dos Beatles em Tóquio.
O roqueiro excêntrico e ator também estrelou em filmes nacionais como “Uma Piscina Sem Água” e “Mosquito no 10º Andar”, assim como nas produções de língua inglesa “Feliz Natal, Sr. Lawrence” e “Chuva Negra”.
Uchida também mostrou interesse em questões sociais e política, se candidatando sem sucesso a governador de Tóquio em 1991 e oferecendo ajuda às vítimas do terremoto de 1995 que devastou Kobe e às do desastre de março de 2011 no nordeste do Japão.
Fonte: Mainichi