A cafeína possui efeito estimulante e, caso for ingerida em grandes quantidades em curtos períodos de tempo, podem causar sintomas de intoxicação por cafeína como ânsia de vômito, aumento da frequência cardíaca, euforia e outros. Especialistas apontam que os sintomas podem aparecer com a ingestão de mais de 1g nos adultos, embora haja pequenas diferenças entre cada indivíduo.
Segundo a tabela de componentes padrões da comida japonesa da Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT), existe 0.06g de cafeína para cada 100ml de café e 0.02g para a mesma quantidade de chá verde.
Os remédios para prevenção de sonolência vendidos comumente em farmácias e conbinis contêm cerca de 0.1g por comprimido. Os “energy drinks”, muito ingerido por jovens, e remédios para gripe também contêm cafeína.
Em 2015, foi relatada a morte de um homem de aproximadamente 20 anos que estava trabalhando à noite (yakin) e havia ingerido grandes quantidades de “energy drinks” e remédios com cafeína.
A Asahi News reuniu todos os casos de pacientes hospitalizadas por intoxicação por cafeína em 38 instalações médicas de emergência.
Desde 2010, em apenas 5 anos, 101 pessoas foram hospitalizadas. 97 foram internadas por ingestão de remédios específicos e, dentre eles, 7 apresentaram parada cardíaca e 3 morreram.
Todas as pessoas que sofreram de parada cardíaca haviam ingerido mais de 6g de cafeína. Apenas 4 pessoas foram internadas por ingestão de “energy drinks”. A faixa etária dos pacientes gira em torno dos 25 anos, e 16 dos pacientes eram menores de idade.
Yoshito Kamijo, professor da Universidade Médica de Saitama, comentou que “há muitos casos de pessoas que sofrem de sintomas de vômitos e palpitações intensas. Há alguns casos de overdoses por intenções suicidas, mas a maioria dos casos são de ingestão de cafeína para simplesmente deixar a pessoa acordada. ”
Fonte: Asahi News