Número de casas abandonadas no Japão aumenta 80%

Casas abandonadas são suscetíveis a pestes e problemas estruturais, tornando-as um perigo em potencial aos vizinhos.

Recorde de 13,8% continuam vazias em meio ao declínio demográfico (ilustrativa/banco de imagens)

O número de casas abandonadas no Japão aumentou cerca de 80% em 20 anos, mostram dados mais recentes do governo, visto que o declínio da demografia em áreas rurais exacerba o problema.

Publicidade

Havia 3,85 milhões de casas abandonadas no Japão desde outubro de 2023, de acordo com uma pesquisa publicada na terça-feira (30) pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações, um aumento de 360 mil ante à pesquisa anterior conduzida em 2018.

Casas abandonadas referem-se a residências que estão vazias por muito tempo, excluindo aquelas de aluguel, casas de férias e outras propriedades que atendem a propósitos específicos. Elas formam 5,9% de todas as casas desde outubro, alta de 30 pontos-base de 2018.

O número de residências vazias no geral aumentou em 500 mil para 8,99 milhões, formando um recorde de 13,8% de casas no Japão.

Casas abandonadas são mais suscetíveis a danos, colocando-as sob risco de infestação de pestes, colapso e outros problemas.

Seus números estão crescendo principalmente em área rurais com populações em encolhimento. Wakayama e Tokushima ficaram par a par com a maior porcentagem de casas vazias entre as 47 províncias do Japão, a 21,2%.

O número também inclui um número crescente de apartamentos e unidades de condomínio. Mais de 5,02 milhões, ou 16,7% de tais unidades, estavam vazias desde outubro, de acordo com a nova pesquisa.

O Japão promulgou uma lei em 2015 permitindo que autoridades emitam alertas em relação a casas vazias sob risco de colapso, e realizem a demolição se melhorias não forem feitas.

Cerca de 40 mil casas foram alvo desse enquadramento até agora, de acordo com o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Repolho, alface e outras verduras devem continuar caras em maio

Publicado em 1 de maio de 2024, em Sociedade

Verduras e legumes subiram de preço significativamente em abril, e preços devem continuar altos em maio.

Imagem: Chiba TV

Nesta primavera, houve um aumento notável no preço dos legumes, principalmente das verduras. Na semana de 15 de abril, dentre os oito itens pesquisadas na pesquisa do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca, os preços do repolho estavam cerca de 1,5 vez mais altos do que o normal, alface e cenoura cerca de 1,45 vez mais caros, pepinos cerca de 1,25 vez mais altos, tomates cerca de 1,2 vez mais custosos, alho-poró e cebola cerca de 1,15 vez mais altos, e os preços subiram em todos os setores.

Publicidade

De acordo com a Kumamoto Daito Fruits and Vegetables, o inverno quente acelerou o crescimento dos vegetais e, até fevereiro, havia uma abundância de vegetais, mantendo os preços baixos, mas a partir de março, o clima frio e a chuva começaram a atrasar o crescimento dos vegetais, e a quantidade em estoque caiu drasticamente. Como resultado, os preços estão subindo.

Por outro lado, as hortaliças cultivadas em estufas, como tomates e pepinos, são menos afetadas pelo clima e as chegadas estão de acordo com os anos anteriores, e especialistas acreditam que os preços devem começar a se estabilizar.

Entretanto, o plantio de alface na província de Nagano e de repolho na província de Gunma foi adiado devido à neve e à chuva nessas áreas de produção, e acredita-se que haverá poucos produtos disponíveis durante todo o mês de maio.

A escassez de produtos cultivados ao ar livre deve continuar em maio, o que significa que os preços permanecerão altos por mais um mês ou mais.

Fonte: Chiba TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!