Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), nuvens carregadas de chuva estão se formando ao sul de Tohoku e na província de Niigata (Chubu) devido ao impacto das intensas atividades da frente atmosférica, que está soprando vendos quentes e úmidos às regiões, estacionada entre Hokuriku e Tohoku.
Até as 9h00 desta segunda-feira (3), o Ministério da Terra, Infraestrutura e Transportes (MLIT) chegou a registrar uma chuva intensa de 43mil/hora em pluviômetros instalados em Gosen (Niigata). Contudo, a chuva mais intensa registrada pelo ministério foi na cidade de Nagaoka (Niigata): 75mil/hora por volta das 7h00.
Devido ao perigo de deslizamentos de terra, as regiões de Niigata, Ishikawa, Fukushima e Nagano estão sob alerta mínimo de deslizamentos de terra. Niigata está sob uma situação mais delicada, pois o nível d’água de rios está aumentando, e há o perigo real de inundações.
A frente atmosférica continuará estacionada nas regiões e a atmosfera instável poderá se intensificar ainda mais. A previsão indica pancadas de chuva para as regiões de Hokuriku e Tohoku até esta terça-feira (4).
Estima-se que chova aproximadamente 250mil em Hokuriku, 200mil ao sul de Tohoku e 150mil em Nagano até a manhã de terça-feira.
Segundo a previsão, continuará chovendo até a manhã de quarta-feira (5). Nos locais com maior acúmulo de chuva, prevê-se precipitação entre 100 a 200mil em Nagano e Hokuriku e 50 a 100mil no sul de Tohoku.
Em Nagano em Hokuriku, algumas regiões sofrerão elevação no nível da água de rios e enfraquecimento considerável no solo.
A JMA está alertando as organizações municipais sobre o alerta severo de inundações de rios e deslizamentos de terra, além do perigo de formação de rajadas de ventos e queda de raios.
Fonte: NHK News