Sharp apresentou a panela com inteligência artificial para facilitar a vida das pessoas (divulgação)
Já imaginou gerar uma lista de compras para o jantar, de acordo com o prato que quer comer? Assim funciona a panela automática, com inteligência artificial da Sharp.
Publicidade
Ela foi apresentada na quinta-feira (14) para a imprensa e seu lançamento será em 26 de outubro deste ano. Batizada de Healsio Hot Cook(ヘルシオ ホットクック), a panela vai facilitar a vida das pessoas.
Na imagem superior, o menu e, na inferior, alguns dos pratos que a panela cozinha automaticamente (divulgação)
Inteligência artificial na cozinha
Basta colocar os ingredientes na quantidade indicada por ela e em minutos o prato fica pronto. De cozidos diversos, a curry, ensopados, sopas e até pasta com molho, para cozinhar com ela não há necessidade de usar água. Dessa forma, os nutrientes dos alimentos são conservados, tornando o prato mais saudável.
Conectada à internet sem fio, a inteligência artificial (AI) propõe menus de acordo com as preferências do usuário. Ao informar seus destinos favoritos e música, por exemplo, a AI analisa suas preferências e sugere os pratos. Basta dizer “hoje quero comer frango”, por exemplo e aparecerá uma sugestão de cardápio. O usuário escolhe, corta e separa os ingrediente, coloca-os dentro e pode até fazer um passeio. Na volta, basta se servir.
Exemplo de chirashizushi bem colorido e saudável (Wikimedia)
O segredo do chirashizushi, aquele bem colorido, é a base – arroz com vinagre – igual ao do tradicional sushi. Depois os ingredientes são dispersados sobre esse arroz. Fácil e prático, aprenda a receita básica e depois varie conforme sua criatividade. Pode usar pescados e frutos do mar frescos, como também o atum em lata. A decoração complementar inclui fios de ovos e vegetais coloridos.
Publicidade
Prato nutritivo, pode ser preparado para uma festa, um jantar com os amigos ou para ocasiões especiais. Agrada todas as faixas etárias e é nutritivo.
Arroz básico para o chirashizushi
(4 pessoas)
Cozinhe 2 medidas de arroz na panela elétrica
Assim que parar de sair fumaça da panela, despeje o arroz em uma tigela úmida
Prepare o vinagre: numa tigela misture 50 ml de vinagre de arroz (ou qualquer outro), 1 colher de sopa cheia de açúcar e 1 colher pequena de sal (5 gramas). Bata bem
Despeje essa mistura no arroz ainda quente, separado com uma colher específica (shamoji). Abane o arroz com um leque para esfriá-lo
Cubra o arroz com um pano úmido. Esse procedimento é para não deixar o vinagre evaporar, até a hora de montar o chirashizushi
4 a 5 colheres de sopa de ovas de salmão conservadas em shoyu (encontra no supermercado)
Punhado de nori (algas secas) cortado em tirinhas
Folhas de kinome (木の芽) ou pimenta-do-japão em português para enfeitar (se tiver)
Preparo do chirashizushi
Coloque o arroz para cozinhar (confira acima).
Primeiro, descasque e corte a raiz de lótus em rodelas finas, de 3 a 4 mm. Cozinhe por 3 a 4 minutos em água com 1 colher de chá de sal. Escorra e separe.
As ervilhas devem ser cortadas em 3 a 4 cm e jogada em água fervente. Escorra e separe.
Corte o pepino em fatias transversais finas. Coloque-as na tigela com uma colher de chá de sal. Misture bem, deixe por 5 minutos. Depois, esprema e reserve.
Abra as latas de atum e escorra o líquido. Em uma tigela misture o atum com 2 colheres de sopa (rasas) de maionese e uma colher de chá de shoyu.
Prepare o arroz conforme as instruções do arroz básico, acima.
Sobre o arroz no prato ou tigela, já preparado, cubra-o com as tirinhas de nori. Depois, com o pepino.
Depois, intercale as raízes de lótus com colheres de atum na maionese.
Use as ovas para decorar, junto com as fatias das ervilhas.
Finalize com as folhas de pimenta-do-japão.
Outras formas de chirashizushi
Outro tipo, dependendo da sua criatividade (Wikimedia)
Você pode comprar bandejas de peixes já cortados para sashimi no supermercado. Eles podem ser usados no lugar do atum dessa receita. Se gosta de ovos, pode preparar ou comprar pronto, os fios de ovos para decorar. Além disso, pode usar os vegetais como cogumelos shitake, cenouras cozidas, camarões, abacate em cubos, queijos, tomates, etc.
Como servir
Junto com as tigelas para servir o chirashizushi, disponha pequenos pires com shoyu e wasabi à parte na mesa. A pessoa mistura a quantidade desejada de wasabi no pires com o shoyu, cobre o tirashizushi para degustar.
Para acompanhar, pode preparar um mishoshiru, servir uma cerveja gelada ou saquê de sua preferência.