Todos os 1.010 veículos contaminados pelo desastre nuclear de Fukushima em 2011, que atualmente são designados para uso na planta paralisada, serão eliminados até o final do ano fiscal de 2020, informou a operadora TEPCO.
Segundo funcionários da TEPCO – Tokyo Electric Power Co, agora é prejudicial que automóveis contaminados com substâncias radioativas continuem operando no espaço da planta nuclear de número 1 de Fukushima, que está ficando mais limpa graças as esforços de descontaminação e outros.
Os funcionários disseram em 12 de outubro que todos os veículos contaminados serão substituídos por automóveis limpos.
A decisão foi anunciada quando membros do painel do governo da província de Fukushima sobre segurança ocupacional e medidas de saúde inspecionaram instalações na planta, incluindo uma para desmantelar veículos contaminados.
O painel inclui especialistas em tecnologia nuclear e funcionários do governo local.
Funcionários da TEPCO disseram que cerca de 1.100 veículos para uso de negócios e 600 veículos de trabalhadores estavam no local da planta quando o desastre se desdobrou.
Atualmente, 1.010 veículos contaminados têm adesivos vermelhos mostrando que eles foram contaminados no desastre.
No entanto, 181 deles ficaram em desuso e outros já estão inativos há muito tempo. Isso causou problemas, incluindo falta de espaços para estacionamento.
Fonte: Asahi Imagem: Asahi, Wikimedia