Na noite de quinta-feira (2), os jardins e os parques do Eikando Zenrinji, de Quioto (província homônima) receberam luzes para destacar o colorido do momiji. Foi uma iluminação experimental, para conferir se está tudo certo para abertura ao público em 7 deste mês.
Deu tudo certo. As luzes intensificaram os tons do amarelo ao vermelho intenso das milhares de árvores cheias de folhas coloridas do outono.
O templo budista, que usou o terreno de uma antiga casa da aristocracia da Era Heian, no ano 853, como local de construção, é um lugar sagrado e convidativo.
Vem sendo amado desde a antiguidade pelos escritores literários, para obterem inspiração para suas obras na época do outono pelas folhas da estação.
No ano passado o templo recebeu mais de 240 mil pessoas só nesta época do outono, para apreciarem o colorido, tanto de dia quanto à noite.
Quando as 559 unidades de iluminação se acendem com o pôr do sol, cerca de 3 mil árvores se transformam em espetáculo à parte. Desde os pés de ginkgo com suas folhas amarelas, aos de kaede com as de cor laranja ao vermelho, as luzes suaves dão um ar mágico sob o luar.
A coloração do outono ocorreu mais cedo que no ano passado. O templo informa que o melhor período para apreciá-la é a partir de meados deste mês.
O templo informa que é proibido comer e beber no recinto, levar pet, fumar, levar monopé ou tripé para câmeras e levar drone. Pede para tomar cuidado com a privacidade dos visitantes ao usar o pau de selfie, procurando se abster do uso.
Eikando Zenrinji: iluminação do momiji
- Período: 7 de novembro a 6 de dezembro
- Horário: 17h30 às 20h30 (pode permanecer até as 21h)
- Ingresso: ¥600 para pessoas acima da idade do chugakko
- Endereço: Kyoto-fu Kyoto-shi Sakyo-ku Eikando-cho 48
Vídeo mostra como ficam os jardins e parque iluminados para apreciação do momiji norturno.
Fontes e fotos: Sankei e divulgação