Japão cai para o 114º lugar em ranking global de igualdade de gênero

O Japão recebeu uma marca alta na área da saúde, contudo, teve pontuações baixas na política e economia, em razão de fatores como a grande diferença salarial entre homens e mulheres.

O Japão recebeu uma marca alta na área da saúde, contudo, teve pontuações baixas na política e economia, em razão de fatores como a grande diferença salarial entre homens e mulheres (imagem ilustrativa)

Um instituto de pesquisa suíço rebaixou o Japão em 3 posições, para o 114º lugar, em um ranking de igualdade de gênero. O instituto citou grandes disparidades entre homens e mulheres na política e economia como a razão.

Publicidade

Na quarta-feira (1º), o Fórum Econômico Mundial, que sedia uma reunião anual dos líderes políticos e econômicos do mundo em Davos, publicou o relatório deste ano sobre igualdade de gênero.

O instituto analisa as disparidades de gênero todos os anos com base em dados nas áreas da política, economia, educação e saúde.

O relatório colocou o Japão em 114º lugar dentre os 144 países pesquisados. Esse é o índice mais baixo que o Japão já recebeu, além disso, o país também foi o que teve a posição mais inferior entre as nações industrializadas do G7.

O Japão recebeu uma marca alta na área da saúde, contudo, teve pontuações baixas na política e economia, dada a baixa representação das mulheres nessas áreas e a ampla disparidade salarial entre a população masculina e feminina.

A Islândia manteve o título da sociedade que tem maior igualdade de gênero do mundo pelo nono ano consecutivo. Ela foi seguida por países nórdicos, como a Noruega e Finlândia.

Dentre as grandes economias, a França ficou em 11º, a Alemanha em 12º, a Grã-Bretanha em 15º, os EUA em 49º e a China em 100º.

O Fórum Econômico Mundial disse que as disparidades na educação estão encolhendo, mas aquelas na política e economia continuam amplas em todo o mundo.

Alertou que, no atual ritmo, levará cerca de 217 anos para a disparidade econômica ter um fim. O fórum fez um apelo às nações para tomar mais atitudes em lidar com os problemas.

Fonte: NHK
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Espetáculo noturno do colorido do outono no templo budista

Publicado em 4 de novembro de 2017, em Turismo em Quioto

Vídeo mostra como ficam os jardins do Eikando Zenrinji, de Quioto. Se transformam em espetáculo de luzes destacando o colorido do ‘momiji’.

Uma das cenas da iluminação do ‘momiji’ no templo budista Eikando Zenrinji em Quioto (Sankei)

Na noite de quinta-feira (2), os jardins e os parques do Eikando Zenrinji, de Quioto (província homônima) receberam luzes para destacar o colorido do momiji. Foi uma iluminação experimental, para conferir se está tudo certo para abertura ao público em 7 deste mês.

Publicidade

Deu tudo certo. As luzes intensificaram os tons do amarelo ao vermelho intenso das milhares de árvores cheias de folhas coloridas do outono.

O templo budista, que usou o terreno de uma antiga casa da aristocracia da Era Heian, no ano 853, como local de construção, é um lugar sagrado e convidativo.

Vem sendo amado desde a antiguidade pelos escritores literários, para obterem inspiração para suas obras na época do outono pelas folhas da estação.

Um dos jardins do templo budista Eikando Zenrinji em Quioto, durante o dia (divulgação)

No ano passado o templo recebeu mais de 240 mil pessoas só nesta época do outono, para apreciarem o colorido, tanto de dia quanto à noite.

Quando as 559 unidades de iluminação se acendem com o pôr do sol, cerca de 3 mil árvores se transformam em espetáculo à parte. Desde os pés de ginkgo com suas folhas amarelas, aos de kaede com as de cor laranja ao vermelho, as luzes suaves dão um ar mágico sob o luar.

A coloração do outono ocorreu mais cedo que no ano passado. O templo informa que o melhor período para apreciá-la é a partir de meados deste mês.

O templo informa que é proibido comer e beber no recinto, levar pet, fumar, levar monopé ou tripé para câmeras e levar drone. Pede para tomar cuidado com a privacidade dos visitantes ao usar o pau de selfie, procurando se abster do uso.  

Eikando Zenrinji: iluminação do momiji

  • Período: 7 de novembro a 6 de dezembro
  • Horário: 17h30 às 20h30 (pode permanecer até as 21h)
  • Ingresso: ¥600 para pessoas acima da idade do chugakko
  • Endereço: Kyoto-fu Kyoto-shi Sakyo-ku Eikando-cho 48

Toque no mapa para abri-lo e traçar sua rota (Google)

Vídeo mostra como ficam os jardins e parque iluminados para apreciação do momiji norturno.

Fontes e fotos: Sankei e divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!