Pessoas vestidas com roupas dos personagens do “Super Mario” dirigindo pelas ruas de Tóquio nos chamados go-karts terão que usar o cinto de segurança, informaram autoridades japonesas na quinta-feira (7), na sequência de uma série de acidentes.
Aqueles que passam por Tóquio ficam impressionados ao ver escoltas de go-karts dirigidos por pessoas – geralmente turistas – vestidas com roupas do Mario e outros personagens da Nintendo fazendo alvoroço pelas ruas movimentadas da cidade mais populosa do mundo.
Ao contrário de muitos países, o Japão não proíbe que as pessoas dirijam go-karts em rodovias públicas.
Contudo, após três acidentes no último ano, o ministério dos transportes decidiu reforçar o uso de cintos de segurança para tais veículos.
Sem cinto de segurança e capacete
Atualmente, os veículos não têm cintos de segurança e os motoristas não precisam usar capacetes, disse um funcionário do ministério à AFP e que não quis ser identificado.
“É perigoso, visto que outros carros podem não vê-los por causa da altura baixa”, frisou.
O ministério está buscando implementar as novas normas dentro de alguns anos.
As novas regras propostas
Sob as novas regras propostas, a estrutura dos go-karts deve estar pelo menos a um metro do chão e o volante deve ser feito com material macio para prevenir ferimentos ao motorista em caso de acidente.
A medida ocorre após a Nintendo, com sede em Quioto, ter movido uma ação contra a MariCar, uma empresa que aluga go-karts em Tóquio, por deixar que turistas usassem, sem autorização, fantasias de personagens da Nintendo.
Fonte: Japan Today, Kyodo Imagem: NHK