Um fruto cítrico que pode ser consumido integralmente, inclusive a casca, começa a ser colhido e expedido para todo o Japão.
As cidades de Mihama e Kiho (Mie), localizadas ao sul da província são grandes produtoras desse tipo de limão. Essas localidades produzem mais de 200 toneladas por ano, sendo a maior do país. Outras localidades da província de Wakayama estão em segundo lugar.
A colheita é trabalhosa. Os produtores cortam um a um dos galhos com tesoura. Depois acomodam cuidadosamente nas caixas.
Limão especial
Trata-se do limão da espécie Meyer (マイヤーレモン), uma mistura de limão com laranja, menos cítrico que os demais. Como não se usa produto tóxico na casca, é um limão que pode ser consumido inteirinho, inclusive a casca. Por isso, a procura dele é bastante alta.
Este ano os produtores estavam preocupados com as vindas dos tufões. Mas não tiveram grandes danos e puderam obter uma colheita com frutos de bom tamanho e sabores excelentes.
A colheita prossegue até o mês que vem, garantindo a presença nos supermercados e lojas de departamentos de todo o Japão. Na falta desses limões no mercado interno é possível encontrar os importados da Nova Zelândia.
Característica do limão Meyer
Ele tem a casca mais lisa, é menor do que um limão amarelo, tem um formato mais arredondado e quando fica maduro ganha uma cor alaranjada.
O nível de acidez é inferior ao dos limões tradicionais, tem uma certa doçura da laranja e é muito usado na culinária. Tanto para os pratos salgados quanto para os doces, já que se pode usar a casca.
Fontes: CBC TV e Foods Link Fotos: CBC TV