Um soldado norte-coreano fugiu para o Sul nesta quinta-feira (21) pela ZDC – Zona Desmilitarizada da Coreia – que divide a península, disse o ministério da defesa de Seul.
O soldado de “baixo escalão” fugiu pela parte central da fronteira terrestre, disse um porta-voz do ministério.
Isso ocorre um mês após uma rara e dramática deserção de um soldado em Panmujom, a vila de trégua onde forças da oposição se confrontam através de uma linha de divisão de concreto.
Naquela ocasião, o soldado dirigiu em alta velocidade até a fronteira fortemente vigiada e atravessou por uma chuva de balas de seu próprio lado. Ele foi atingido quatro vezes.
Imagens mostraram o homem gravemente ferido sendo resgatado por dois soldados sul-coreanos que engatinharam para alcançá-lo, bem ao sul da linha de demarcação.
Desde então ele vem se recuperando em um hospital na Coreia do Sul.
A deserção desta quinta-feira foi a quarta por meio da ZDC neste ano.
O soldado norte-coreano apareceu em um posto de guarda em meio à forte neblina na manhã desta quinta-feira, divulgou a Yonhap News citando o Estado Maior Conjunto da Coreia do Sul.
Não houve tiros e nenhum movimento incomum das tropas do Norte foi detectado, salientaram.
Longe de Panmunjom, o restante dos quatro quilômetros da ZDC está cercado com arame farpado e repleto de campos minados, tornando qualquer travessia extremamente perigosa.
Fonte: AFP via Japan Today Imagem: Wikimedia