Na manhã desta terça-feira um dos três maiores jornais sul-coreano – JoongAng Ilbo – informou sobre a movimentação no país vizinho. “As autoridades militares e de informação obtiveram informações de que a Coreia do Norte planeja lançar um satélite em breve. O monitoramento é intensivo”, escreveu.
Segundo o jornal, “o plano é colocar um satélite equipado com câmeras e dispositivos de telecomunicações em órbita. O nome é Kwangmyongsong-5”.
Existe uma outra versão de que a Coreia do Norte está, na verdade, em preparativos para o lançamento de um míssil balístico intercontinental.
Por outro lado, há possibilidade de se usar a plataforma de lançamento de míssil em Tongch’ang-ri para o lançamento do novo satélite.
Uma fonte representante do governo sul-coreano declarou “são informações militares confidenciais, portanto, gostaríamos de nos reservar a respeito da confirmação”.
Políticos russos que visitaram a Coreia do Norte recentemente afirmaram que o desenvolvimento do novo satélite está praticamente pronto.
Fontes: Sankei e ANN Fotos: ANN