O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse que o governo do país trabalhará para fortalecer as medidas de defesa necessárias para se proteger contra ameaças da Coreia do Norte.
Falando em sua primeira conferência de imprensa do ano na quinta-feira (4), Abe disse que o Norte, ao longo do último ano, exacerbou sua provocação militar através de seus programas nuclear e de mísseis. Ele acrescentou que o ambiente de segurança que rodeia o Japão está mais severo do que qualquer época desde o final da Segunda Guerra Mundial.
Abe disse que o governo fará tudo que for possível para proteger as vidas da população no Japão em quaisquer contingências e que envolverá uma nova abordagem, não uma mera extensão de existentes medidas de defesa, para aumentar a proteção contra ameaças da Coreia do Norte.
O primeiro-ministro frisou que também vai trabalhar para fortalecer os esforços diplomáticos como parte da comunidade internacional para fazer com que a Coreia do Norte mude suas políticas.
Abe também falou sobre possíveis alterações na Constituição japonesa. Ele disse que a constituição do país representa um conjunto de ideais pelo qual a nação se esforça.
Ele salientou que neste ano planeja apresentar à população no Japão ideias sobre o que a Constituição deveria ser para uma nova era de esperança. Abe disse que espera ajudar a aprofundar debate nacional sobre alterações constitucionais.
Fonte e imagem: NHK