O primeiro leilão de atuns deste ano, no maior mercado de pescados do Japão, em Tsukiji, na capital, foi movimentado e farto. Realizado nas primeiras horas desta manhã de sexta-feira (5), um atum gigante recebeu um valor milionário.
Avaliado em 90 mil ienes o quilo, foi leiloado por 36,45 milhões de ienes. O atum de 405Kg foi pescado em Ooma (Aomori) e adquirido por uma empresa de venda desse pescado chamada Yamayuki.
Mas outro valioso, de 190Kg, foi adquirido por 30,40 milhões de ienes pela empresa gerenciadora da rede Sushizanmai. Esse recebeu o valor histórico de 160 mil ienes o quilo. “Comprei o supra sumo do atum, venham comer”, exclamou o presidente.
Apesar dos valores dos leilões parecerem grandes, foram cerca da metade do ano passado. O maior valor oferecido em 2017 foi de 74,20 milhões de ienes, ficando registrado na história como o segundo, seguido dos 155,4 milhões de ienes de 2013. O motivo para essa queda nos preços foi o grande volume de entrada de atuns no mercado, dispersando os valores.
Como o mercado de Tsukiji se muda para Toyosu em 11 de outubro deste ano, foi o último leilão realizado nesse local.
Assista ao vídeo e sinta a energia do leilão em Tsukiji.
Fontes e fotos: ANN e Nikkei