A chamada “fake news” – notícia falsa – viaja rápido e, aparentemente, mesmo do espaço cósmico, de acordo com o astronauta Norishige Kanai.
Em um tweet postado na quarta-feira (10), o astronauta japonês que disse ter crescido 9 centímetros em sua estada de três semanas na EEI- Estação Espacial Internacional, pediu desculpas por exagerar seu surto de crescimento em baixa gravidade, dizendo, na verdade, que ele está somente cerca de 2 centímetros mais alto.
“Sinto muito pela notícia falsa absurda”, disse Kanai da JAXA – Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, que está em sua primeira missão espacial. “Foi uma má interpretação e eu não imaginava que isso criaria tanta discussão”.
Kanai, de 41 anos, ex- médico da Força Marítima de Autodefesa e o 12º japonês a viajar ao espaço, disse que pegou de novo a fita métrica após o colega astronauta Anton Shkaplerov da Rússia ter questionado sua nova altura.
E Shkaplerov estava certo, visto que Kanai mediu 1,82cm – somente 2 cm a mais que sua altura terrestre.
Os corpos dos astronautas realmente se alongam no espaço, por vezes ocasionando dores nas costas, visto que a espinha se expande. Contudo, mesmo a JAXA disse que nunca ouviu falar em 9 centímetros, e Kanai entrou no Twitter para se corrigir.
“Meu quadril e minhas costas não doem”, disse Kanai, que permanecerá na EEI até 3 de junho. “Na verdade, a tensão que eu tinha em meus ombros se foi e estou bem certo de que eu não cresci 9 centímetros”.
Fonte: Kyodo Imagem: ANN