Uma equipe de pesquisadores da University College London (UCL), no Reino Unido, divulgou o resultado sobre os estudos relacionados à temida demência, no final do ano passado.
Em comparação com pessoas casadas, o risco de desenvolver demência é 42% maior para as pessoas solteiras que nunca se casaram. Os viúvos também entram no grupo de risco, com 20% mais de chance, do que as pessoas casadas, concluiu a pesquisa.
A equipe analisou 15 pesquisas sobre casamento e demência divulgadas entre 1992 a 2016. Foram cerca de 812 mil pessoas pesquisadas. Apesar de maioria sueca, também foram pesquisados japoneses e americanos.
O risco de desenvolver demência foi mais elevado entre os solteiros, independente do sexo e da idade, seguido dos viúvos. Já os separados e divorciados entram no mesmo grupo dos casados, de menor risco.
Os fatores que aumentam os riscos não foram elucidados, mas a equipe de pesquisadores analisa que pode haver influências como o aumento do engajamento social que acompanha o casamento.
Fonte: Sankei Foto: Pixabay