Desde quinta-feira (11) os japoneses podem usar o eVisa, um serviço eletrônico para obter o visto para a visita ao Brasil.
É aplicado para os japoneses que vão ao Brasil a turismo, em trânsito, prática de esportes e a trabalho. O período de validade é de no máximo 2 anos, para estadia máxima de até 90 dias.
O pedido é feito através de formulário a ser preenchido online. Nessa ocasião é preciso enviar imagens do passaporte e fotografia, além de fornecer todas as informações pessoais.
A taxa para obtenção do visto é de 40 dólares norte-americanos e uma comissão de 4,24 dólares. O pagamento é feito através de cartão de crédito ou de débito.
Após a aplicação o requerente receberá uma notificação em PDF por e-mail em 4 a 5 dias úteis. Ao passar pelas autoridades alfandegárias na sua chegada ao Brasil, basta apresentar o PDF impresso junto com o passaporte.
Cidadãos do Japão, Austrália, Canadá e Estados Unidos representam 60% dos pedidos de visto para o Brasil. Para fortalecer os laços com estes quatro países e promover viagens, o Brasil criou este sistema de visto eletrônico simplificado.
Desde novembro do ano passado os australianos foram contemplados com esse serviço. O Brasil pretende estender para os canadenses e americanos no futuro próximo.
Site do eVisa: https://www.brazilevisas.com/