Animais selvagens como macacos e veados estão dando trabalho em Nikko, famoso ponto turístico na província de Tochigi, visto que eles estão seguindo para o centro da cidade em busca de alimentos.
Com frequência, os animais estão entrando em casas e lojas na cidade, que ostenta o Nikko Toshogu, um santuário que é patrimônio cultural da humanidade.
As queixas dos residentes locais incluem os animais danificando canteiros de flores, portas e outras instalações.
Masaaki Kanazawa, professor emérito da gestão de aves selvagens e animais na Universidade de Utsunomiya, disse que as fronteiras entre áreas residenciais e montanhosas estão desaparecendo visto que cada vez mais a terra cultivável vem sendo abandonada devido à redução de habitantes.
“Provavelmente os animais cresceram conscientes de que a comida boa está lá nas áreas residenciais”, disse ele.
Os danos das escapadas dos animais é notável ao longo da Rota Nacional 119, que liga a estação de Tobu-Nikko com Toshogu e outros santuários e templos, onde uma multidão de turistas nacionais e internacionais são vistos durante todo o ano.
Masako Sakamoto, de 66 anos, que administra um salão de beleza nas proximidades, diz que as aparições de macacos e veados ao redor de sua casa aumentaram muito em 2016.
Os animais também estão aparecendo em locais turísticos populares, como Toshogu e Nikko Futarasanjinja. Não é raro ver macacos procurando comida em frente às lojas de lembrancinhas.
Até agora, turistas não sofreram maiores danos. Contudo, Hiroshi Shioya, líder do secretariado da Associação de Turismo da Cidade de Nikko disse, “A nossa preocupação é que os animais podem pegar as bolsas dos turistas ou feri-los”.
Afastar os animais não é uma tarefa fácil para o governo da cidade. Não se pode usar armas em áreas residências devido a restrições legais e se armadilhas são instaladas elas podem acabar capturando cães ou gatos de estimação.
Ao invés disso, a autoridade local distribuiu bombinhas e um tipo de fogo de artifício para afastar os animais com estrondos.
Fonte e imagem: Asahi