As atraentes propagandas do antes e depois das clínicas com procedimentos médicos estéticos e de cirurgia plástica estão com os dias contados.
Integrantes do Comitê de Revisão do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar se reuniram na capital, nesta quarta-feira (24). Decidiram pelas novas diretrizes de publicidade e propaganda desse segmento.
Observa-se que os procedimentos estéticos das clínicas são em referência àqueles que exigem que o profissional seja médico.
O que a nova lei não vai permitir mais são os anúncios do tipo antes e depois da cirurgia, sem as explicações corretas do procedimento e também dos testemunhais que causam confusão para o consumidor. Resolveu tomar a medida depois do grande volume de queixas, reclamações e descontentamento dos clientes e pacientes após os procedimentos.
O Japão é um dos países com fácil acesso a cirurgias plásticas e de procedimentos rápidos como colocar dobra nas pálpebras, aplicações de produtos anti-idade, depilações a laser ou microcirurgias.
A legislação médica proíbe a falsa publicidade, mas a verdade é que fica difícil de distinguir as fotografias originais das modificadas com editores. Por isso, o ministério ouviu especialistas e decidiu mudar as diretrizes.
As mudanças na lei entram em vigor a partir de junho deste ano.
Fontes: JNN e Jiji Press Imagem: JNN