A Fundação XPRIZE, que estava organizando uma competição com premiação com o intuito de apoiar a revolução tecnológica em diversas áreas, anunciou a previsão oficial do “Google Lunar XPRIZE”, uma corrida espacial com a missão de exploração lunar.
Segundo a fundação, a competição que se encerraria em 31 de março deste ano não terá vencedores por incapacidade dos cinco times restantes em completar a missão. O valor total de US$30 milhões (aproximadamente ¥3,3 bilhões) não será oferecido entre as equipes.
O Google Lunar XPRIZE era um projeto administrado pela XPRIZE Foundation e patrocinado pelo Google. A competição pedia para o vencedor aterrissar um robô explorador não tripulado na superfície lunar, fazê-lo percorrer pelo menos 500m e enviar fotos e vídeos em alta definição para a Terra. A corrida está atualmente em seu estágio final, com 5 times finalistas. Um dos times era o “HAKUTO”, formado por time de pesquisas japonês privado.
O time japonês havia planejado lançar o robô “SORATO” junto com o lançamento do participante Team Indus. Contudo, a equipe enfrentou muitos problemas no lançamento dentro do prazo. Mas mesmo assim continuou na corrida e se preparou para qualquer possibilidade.
“A aterrissagem na superfície lunar se provou inacreditavelmente difícil. É uma pena que não houve vencedores, mas iremos apoiar os times que continuarem com o projeto”, comentou a organização.
Embora o resultado infeliz de nenhum vencedor, a Fundação XPRIZE elogiou os resultados obtidos pelo projeto. Em primeiro lugar, o Google Lunar XPRIZE mostrou que é possível formar um time relativamente pequeno formado por investidores, engenheiros e empresários para exploração lunar.
Um outro mérito foi a organização dos times participantes. As equipes foram bem-sucedidas em conseguir formalizar contratos com os respectivos governos e obter investimentos de capital de risco de empresas relacionadas. E também houve outros subprodutos como investimentos em programas educacionais para jovens com interesse na matemática, física, engenharia e ciências, estabelecimento de empresas espaciais, formação de novos empregos, entre outros.
Outros detalhes ainda não foram confirmados, mas a Fundação XPRIZE está estudando diversas possibilidades. Contudo, ainda é provável que a XPRIZE continue com a competição sem premiação para os times que prosseguirem com a missão ou reinicie o projeto com outro patrocinador.
Fonte: CNET