A Coreia do Norte enviou na quinta-feira (25) um raro anúncio endereçado a “todos os coreanos no país e no exterior”, dizendo que eles deveriam fazer um “avanço” para unificação sem a ajuda de outros países, disse sua mídia estatal.
A mídia estatal disse que todos os coreanos devem “promover o contato, viagens, cooperação entre as Coreias do Norte e do Sul” enquanto salienta que Pyongyang “esmagará” todos os desafios à reunificação da península coreana.
O anúncio, emitido após uma reunião conjunta do governo e partidos políticos, salientou que os coreanos devem travar uma motivação dinâmica para neutralizar a extrema tensão militar e criar um clima de paz na península coreana.
A tensão militar na península coreana foi um “obstáculo fundamental” para a melhoria das relações intercoreanas e unificação, disse a agência oficial de notícias do Norte.
A mídia norte-coreana frisou que exercícios militares conjuntos com “forças externas” mostraram ser desnecessários para o desenvolvimento das relações entre o Norte e o Sul.
A Coreia do Norte não forneceu detalhes sobre o motivo pelo qual a reunião havia sido realizada, mas a declaração disse que visava apoiar as observações do líder Kim Jong-un relativas à unificação de seu discurso de Ano Novo.
Salientou que este ano é significativo tanto para o Norte como para o Sul, visto que é o 70º aniversário da fundação da Coreia do Norte enquanto a Coreia do Sul sediará as Olimpíadas de Inverno no próximo mês.
Fonte: Agência Reuters Imagem: NHK