No Japão, onde as tradições antigas estão constantemente sendo atualizadas com nova tecnologia, uma pousada está fazendo uso do sistema de direção automatizada para oferecer a mais nova hospitalidade mãos livres – chinelos que “estacionam sozinhos”.
A Nissan Motor Co desenvolveu o sistema para os chinelos “estacionarem” sozinhos na entrada de tradicionais ryokan – tipo de pousada japonesa – com o apertar de um botão, prontos para os hóspedes usarem assim que chegarem.
Cada chinelo está equipado com duas rodas minúsculas, um motor e sensores para “dirigir” por todo o piso do saguão de madeira usando a tecnologia ProPilot Park da Nissan.
A Nissan usa essa tecnologia na mais recente versão de seu carro totalmente elétrico, o Leaf. Sensores de alta tecnologia e câmeras permitem ao carro localizar e dar a marcha a ré para estacionar nos locais designados sem qualquer interferência do condutor.
Uma versão simplificada da tecnologia foi instalada no ryokan, localizado na cidade turística de Hakone (Kanagawa), a cerca de 75 quilômetros de Tóquio e famoso por suas vistas do Monte Fuji. Hóspedes selecionados poderão vivenciar a tecnologia em março.
“Os chinelos que estacionam sozinhos visam aumentar a conscientização sobre as tecnologias de condução e seu potencial, aplicações sem direção”, disse o porta-voz da Nissan Nick Maxfield.
E não são somente os chinelos que percorrem os pisos do ryokan. Os quartos de hóspedes forrados com tatami destacam almofadas de chão e mesas baixas tradicionais que também voltam ao lugar por conta própria.
Muitas das principais fabricantes de veículos do mundo estão desenvolvendo tecnologia de direção autônoma. Até o ano 2020, a Nissan planeja comercializar um carro que dirige sozinho nas ruas das cidades.
Assista ao vídeo para ver os chinelos em ação:
Fonte: Agência Reuters Vídeo e imagem: YouTube/Nissan